terça-feira, março 07, 2006

...o que querem para a Montanha???


...eu nem sei se a opção não será terraplanar, assim talvez a Montanha pudesse vir a ser uma grande pista de gelo...assim urbanizávamos com "Iglos", vamos em frente" forças vivas" da cidade, Urbanizai!!!




Covilhã vai rejeitar Plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra Estrela

Revelou o presidente da câmara

06.03.2006 - 19h05 Lusa

A Câmara da Covilhã vai emitir um parecer negativo à proposta de Plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), anunciou o presidente da Câmara. Carlos Pinto lembrou que as mudanças propostas criam limitações ao investimento turístico e à construção de uma nova barragem. O actual plano de ordenamento do parque data de 1990. Por isso, as alterações apontadas pelo Instituto de Conservação da Natureza (ICN) destinam-se a adequar a área e regulamentos do PNSE à legislação actual.

"As alterações que se pretendem levar à prática inviabilizam projectos turísticos e do domínio hídrico necessários para desenvolver o concelho", alerta o presidente da Câmara da Covilhã.

Com as alterações propostas, "são criadas limitações quanto ao que se pode fazer nas zonas da Penhas da Saúde e da Torre, por exemplo", diz o autarca, sublinhando não prever que os entraves se possam ultrapassar mais tarde.

Carlos Pinto apela ao PNSE para que reveja a proposta, para que a preservação do ambiente "seja compatível com o desenvolvimento".

"Ainda por cima, já se conhecem os projectos e a topologia dos equipamentos pretendidos, como é o caso da barragem", que a autarquia pretende construir no Vale das Cortes.

"Não faz sentido rever o Plano de Ordenamento para entrar em conflito com um conjunto de projectos entretanto desenvolvido".

Além da posição da Câmara, cujo parecer não é vinculativo, também a Assembleia Municipal da Covilhã aprovou na sexta-feira uma moção de rejeição à proposta de Plano de Ordenamento do PNSE.

Em 2005, o PNSE foi atingido pelos incêndios, com uma área queimada de onze mil hectares.

in Público

Sem comentários: