quarta-feira, setembro 06, 2006

A “família da Serra” ???


A “família da Serra”

Logo nos primeiros dias de Agosto, Álvaro Amaro foi notícia por reafirmar a intenção de “reunir a família da Serra”, algo que já defendera a 17 de Fevereiro último, aquando de uma primeira apresentação do Plano Estratégico de Turismo da Serra da Estrela (PETUR), então realizada em Manteigas. Nessa altura, Álvaro Amaro defendeu que “a Serra da Estrela não são dez, nem oito, nem mesmo seis municípios. Este é o momento de definir qual é a ‘família da Serra’ e não subscreverei nada enquanto isso não estiver definido”, acrescentou, vincando, desde logo, a sua posição em relação ao Plano que ali estava a ser apresentado.
Posteriormente, no início do mês de Agosto, o edil gouveense anunciou que vai propor a um conjunto de municípios da zona da Serra da Estrela a criação de “uma associação de interesse específico”, com o objectivo de consubstanciar a tal intenção de “reunir a família da Serra”.
Nas declarações então prestadas, Álvaro Amaro não especificou quantos e quais são os municípios em causa, adiantando apenas que “o objectivo é juntar a família para defender os interesses comuns. Para nos divertirmos podemos juntar-nos aos amigos, mas este não é o caso”, acrescentou, recuperando outra das ideias que já defendera em Manteigas.
O autarca anunciou também a intenção de promover um “encontro formal” com um conjunto de Câmaras, depois deste Verão, assegurando que a associação que irá ser proposta não vai colidir com “nenhum tipo de associação municipal que já exista”. A esse propósito disse ainda que “todos já estamos em muitas associações, mas para fins específicos da Serra da Estrela, ainda não”.
A terminar Álvaro Amaro disse ainda ser esta “a última vez” que apela à união de esforços entre municípios da Serra da Estrela. “Há um limite para tudo e eu já há vários anos que venho repetindo esta ideia”, comentou, lembrando que “quando uns decidiram fazer comunidades urbanas e outros áreas metropolitanas” já defendera que “era importante a família para mostrar que a Serra une, em vez de dividir”.
Em jeito de conclusão, o autarca disse ainda que “há discussões sobre túneis, zonas francas, casinos, eixos rodoviários e todas elas são importantes. Mas”, rematou, “tudo isso tinha mais peso se a família serrana estivesse formalmente constituída e com a força que advém da marca Serra da Estrela”.

in Jornal Regional

Sem comentários: