domingo, maio 13, 2007

Acordo Ibérico para defender o lince na Península

Foto equipo de conservación “Ex Situ” del Lince Ibérico


Lisboa e Madrid assinam acordo para defender lince ibérico

A ministra do Ambiente espanhola, Cristina Narbona anunciou hoje que o governo de Madrid chegou a acordo com o executivo português para a assinatura de um pacto de defesa do lince ibérico.

Em conferência de imprensa Narbona explicou que falta apenas marcar a data de assinatura do acordo, com base no qual será criado em Portugal um centro para a criação de linces em cativeiro.

O pacto alarga a território português medidas adoptadas em Espanha, com o acordo dos governos da Andaluzia, Castela La Mancha e Estremadura, para que se recupere o lince ibérico no território da península.

Narbona disse que o governo português se mostrou disposto a abrir em Portugal um centro para a criação em cativeiro do lince, uma das espécies da Península Ibérica considerada em perigo de extinção.

A governante referiu que se está ainda a estudar a criação em Espanha de um segundo centro com as mesmas características, que deverá ficar numa quinta da Confederação Hidrográfica do Tejo na Estremadura.

Segundo referiu, estão igualmente em estudo medidas para colmatar o impacto na população dos linces de uma infecção presumivelmente contagiada por gatos domésticos e selvagens e responsável pela morte de três linces nos últimos três meses.

Diário Digital / Lusa

13-05-2007 17:41:00

Sem comentários: