terça-feira, junho 26, 2007
terça-feira, junho 19, 2007
Ribeira da Vila do Carvalho
...e agora que o Verão está á porta, e esta ribeira assume um caudal um pouco mais sossegado, em Janeiro de 2007 era assim... o Inverno mostrava como sempre a sua força, acrescida das consequências da erosão que esta encosta da Serra tem sofrido nos últimos anos...nomeadamente no Verão, com o flagelo dos incêndios florestais...
quinta-feira, junho 14, 2007
Saída de campo para observação de aves
|
O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) vai organizar em, colaboração com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), uma saída de campo para observação de aves, a decorrer no próximo dia 16 de Junho.
O itinerário da saída irá incluir a visita a diversos locais situados em diferentes andares bioclimáticos da Serra, tais como a várzea do rio Seia, o Vale do Rossim, Campos Romão, o Vale do Zêzere, o Covão da Ametade, a Nave de Santo António, a Torre, a Lagoa Comprida e a Sr.ª do Desterro.
Inscrições e mais informações deverão ser obtidas junto do CISE ou pelo telefone 238 320 303
domingo, junho 10, 2007
Programa de Visitação e Comunicação na Rede Nacional de Áreas Protegidas
documento completo em http://www.icn.pt/downloads/visitacao_aps/relatorio1fase/cap3.pdf
Decorreu durante o ano de 2006 a elaboração da Programa Nacional de Visitação de Comunicação na Rede Nacional de Áreas Protegidas, cujo objectivo principal assenta na opção 3 da Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade: Promover a valorização das áreas protegidas e assegurar a conservação do seu património natural, cultural e social.
Com os resultados deste Programa pretende-se melhorar as condições de visitabilidade de forma integrada e sustentada para recreio e sensibilização ambiental, aperfeiçoando ao mesmo tempo o modelo actual de atendimento dos visitantes.
Para o efeito foi necessário conhecer os segmentos alvo e o seu valor comercial numa óptica de possíveis negócios a existirem neste domínio, de forma enquadrar as condições de visitibilidade numa lógica de rede sustentável, face à procura existente, o que passou pela actuação nos seguintes vectores:
- Diagnóstico da situação existente nas Áreas Protegidas
- Estudo de Mercado
- Identificação de segmentos de mercado que possam suportar um conjunto de produtos associados à visitação que tenham valor comercial
- Definição de um conjunto de produtos compatíveis com a disponibilidade de recursos existentes
- Criação de imagens base que suportem a estratégia de comunicação das áreas protegidas
- Gestão da Comunicação com diferentes públicos
- Infra-estruturação
- Plano de marketing
- Programa de monitorização, avaliação e controlo
sexta-feira, junho 01, 2007
OTL Ambiente Vila do Carvalho
Queres ajudar a preservar o ambiente ?
Reconstrução de espaços de lazer; limpeza das linhas de água, florestas, vigilância e prevenção de fogos florestais, embelezamento de jardins, colaboração com zonas protegidas.Escolhe a(s) área(s) onde queres participar e coloca essas tuas preferências na ficha de inscrição.
Depois de escolheres a área, tens de decidir qual a tua disponibilidade, isto é, qual a altura do Verão em que tens mais tempo livre.
Existem vários períodos à tua escolha, desde o dia 1 de julho e até dia 15 de setembro. Lembra-te que poderás participar em qualquer projecto durante um período de 4 semanas.
A maioria dos projectos inclui actividades durante 4 a 5 horas por dia e lá vais encontrar outros jovens também interessados na mesma área que tu.
VII Jogos Inter-Freguesias de Futsal do concelho da Covilhã
Tal como já em edições anteriores a Freguesia da Vila do Carvalho vai participar nos Jogos Inter-Freguesias Futsal do concelho da Covilhã, que se destinam aos jovens nascidos a partir de 01/01/1991, e aos veteranos nascidos até 31/12/1972.
Os Jogos terão início hoje sexta-feira dia 1 de Junho de 2007.
FORÇA VILA DO CARVALHO !!!
FRC no 1º Covilhã Filarmónico 2007
Sábado > 9 > Junho de 2007
MEGA BANDA – Mais de 200 Músicos das Bandas do Concelho da Covilhã em Desfile e Concerto
21:30 – DESFILE – Campo das Festas – Jardim – Rua Direita – Pelourinho
22:00 – CONCERTO – Pelourinho
Visualização de mini-filme sobre a Freguesia de cada banda participante Estreia da obra original: > 1º Covilhã Filarmónico 2007 de Afonso Alves
INTRODUÇÃO:
A Associação Recreativa Musical Covilhanense – Banda da Covilhã organiza em colaboração com a Câmara Municipal da Covilhã – o 1º Covilhã Filarmónico
O presente projecto surge no sentido de dinamizar as Filarmónicas do Concelho da Covilhã, passando por um processo de revitalização, contacto e trabalho de equipa entre todas as Bandas existentes no Concelho da Covilhã.
Com um passado histórico de uma riqueza incalculável, baluarte de cultura de várias gerações, as bandas filarmónicas tem servido as populações dinamizando o ensino da Música, a formação, bem como outros valores, como a partilha, o companheirismo e a amizade, contribuindo de uma forma gratuita para a formação da sociedade civil.
Ao se entrar para uma banda, envolve-se também a sua família, a vizinhança, que pouco a pouco acabam por aderir a um projecto que ultrapassa em muito as paredes das salas de ensaio, e que leva a Música a todos.
As bandas foram, e continuam a ser uma forma gratuita de aprender música e de chegar a muitas casas onde por vezes o ensino em escolas da especialidade é inacessível.
Nos tempo de hoje, é preciso apostar na formação, na dinamização de novos projectos, e como tal apetrechar as nossas Bandas dos meios para que a qualidade seja um factor preponderante na sua subsistência e sobrevivência.
Assim, surge o projecto 1º Covilhã Filarmónico 2007, cuja coordenação está a cargo do Director Artístico da Banda da Covilhã – José Eduardo Cavaco.
OBJECTIVOS:
Dinamizar as Bandas Filarmónicas do Concelho da Covilhã.
Estabelecer contactos/protocolos de trabalho de equipa.
Valorizar, dignificar e homenagear o trabalho de dezenas de anos das Filarmónicas.
Promover a cultura regional a nível nacional.
Dignificar a imagem das Bandas, como merecem
PROGRAMA:
Um acontecimento único assim se pode considerar este evento. Não será um tradicional desfile de várias Bandas e depois a sua apresentação em Concerto, mas sim e apenas um ÚNICA MEGA BANDA da COVILHÃ em DESFILE e CONCERTO. Há já vários meses que todos os músicos ensaiam as obras a apresentar, para que no dia 9 de Junho, de manhã e tarde e em conjunto se possa: ensaiar, aperfeiçoar, conviver e acima de tudo confraternizar. Foram poucas as vezes que tal aconteceu no nosso Concelho, e só por esse motivo já significa um passo
Quanto ao programa, cada Director Artístico escolheu uma obra que irá dirigir no Concerto. Precede a sua direcção a visualização de um mini-filme sobre a Freguesia de cada banda participante.
S.F.R.E. de Unhais da Serra – Belcanto Overture (Abertura)
Filarmónica Recreativa Cortense – Tiol El (Marcha)
Banda Filarmónica do Paúl – Ilha nas Nuvens (Fantasia)
Banda Filarmónica Caseguense – Zé Pedro (Marcha)
Filarmónica Recreativa Eradense – Yesterday (Ligeiro)
Filarmónica Saojorgense – Marcha do Mineiro (Marcha)
Filarmónica Recreativa Carvalhense – Covilhã – Cidade Neve (Fado)
Banda da Covilhã – I COVILHÃ FILARMÓNICO 2007 (Marcha Festiva)
FICHA TÉCNICA:
Bandas Participantes:
1 – Sociedade Filarmónica Recreativa Estrela de Unhais da Serra
Director Artístico: António Valente
2 – Filarmónica Recreativa Cortense
Director Artístico: António Marques Pão Alvo
3 – Filarmónica do Paúl
Director Artístico: Renato Miguel Andrade
4 – Banda Filarmónica Caseguense
Director Artístico: António Manuel Duarte André
5 – Filarmónica Recreativa Eradense
Director Artístico: João Ramos Almeida
6 – Filarmónica Sanjorgense
Director Artístico: José Nunes Simões
7 – Filarmónica Recreativa Carvalhense
Director Artístico: João Bouceiro
8 – A.R.M.C. - Banda da Covilhã
Director Artístico: José Eduardo Cavaco
Músicos: Previstos 224
Directores: 24
Porta-Estandartes: 8
Autocarros: 4/5
Voluntariado Jovem para as Florestas em Vila do Carvalho
A Freguesia de Vila do Carvalho abriu novamente inscrições para 30 jovens com idades entre os 18 e os 30 anos que estejam interessados em participar no programa do Voluntariado Jovem para as Florestas, numa parceria com o Instituto Português da Juventude.
As acções de vigilância decorrem na freguesia de Vila do Carvalho entre 1 de Junho e 30 de Setembro.
Programa Voluntariado Jovem para as Florestas tem como objectivos:
- incentivar a tua participação no grande desafio que é a preservação da natureza e da floresta em particular;
- reduzir, assim, o flagelo dos incêndios, através de acções de prevenção.
Áreas de Actividade
São as seguintes:
- a sensibilização das populações para o risco de incêndio;
- a vigilância;
- a limpeza do lixo das áreas florestais e dos perímetros urbanos, garantindo assim uma menor probabilidade de ocorrência de incêndios florestais;
- a participação nos trabalhos de inventariação de necessidades de intervenção em termos de limpeza e registo de ocorrências, de modo a que em colaboração com a Direcção-Geral dos Recursos Florestais consigamos reunir dados, também para programação de acções futuras.