quinta-feira, maio 31, 2007

FRC em entrevista na Rádio Cova da Beira no programa “Sons da terra”.

Na referida entrevista esteve presente o Presidente - Manuel Serra; Vice-presidente - João Baptista; Músico/Secretário da direcção – Rui Salcedas.

Ao longo da entrevista foram abordados diversos assuntos de interesse.

Poderão ouvir a emissão de Sábado das 14 ás 15 horas na RCB e novamente em repetição, Domingo das 9 ás 10 horas.

in http://www.frc.pt/breves/

domingo, maio 27, 2007

Auguri di Buon Compleanno Mafia da Cova


Auguri di Buon Compleanno
Mafia da Cova


...para ouvir neste dia do 3º Aniversário ‘Ndranghetà, camurra e mafia

Il Canto Di Malavita
La Musica Della Mafia Vol. I (2000)




terça-feira, maio 22, 2007

a propósito da Biodiversidade, do Lobo Ibérico, da Serra da Estrela e da Rede Natura 2000...

Extracto da ficha do PSRN2000 sobre o Lobo Ibérico

...Portanto parece que terão que se cumprir os requisitos abaixo na área do Parque Natural da Serra da Estrela...os tais corredores ecológicos entre áreas protegidas???

Manter/Recuperar o habitat:

Assegurar habitat de alimentação
Assegurar habitat de reprodução
Assegurar habitat de abrigo
Requisitos ecológicos:

Habitat: Todos os habitats existentes no Hemisfério Norte, à excepção das florestas tropicais e dos desertos áridos, já foram ocupados por este carnívoro, o que revela a sua grande capacidade de adaptação (Mech 1970). Sendo um predador que ocupa o topo da cadeia alimentar, é uma espécie generalista no que respeita à selecção de habitat dependendo a ocupação do espaço pelo lobo fundamentalmente da disponibilidade e acessibilidade de presas adequadas, nomeadamente ungulados selvagens e/ou domésticos, e do grau de perturbação humana (Vila et al. 1990 in Blanco et al. 1990,Ciucci et al. 1997, Boitani 2000). Em Portugal, o tamanho da área que cada alcateia utiliza nas suas deslocações durante o ano, ou seja, a sua área vital, parece variar entre os 80 e os 300 km2, situando-se entre as mais pequenas descritas para a área de distribuição mundial do lobo (Pimenta 1998, Roque1999).
A distribuição do lobo em Portugal reflecte em grande medida as áreas mais montanhosas, por
apresentarem menores densidades populacionais humanas e uma utilização agrícola menos intensiva.

in PSRN2000

...interessante, muito interessante, pois cumprir esses requisitos seria no fim de contas nada mais do que cumprir os pressupostos que instituíram o Parque Natural da Serra da Estrela pelo Decreto-Lei n.º 557/76 de 16 de Julho.

mas o ICN diz no seu Portal :
"A fauna da Estrela apresenta-se hoje depauperada" e "Lobos, rebanhos e pastores tal como o surto da indústria têxtil em torno da serra são já história passada." o mesmo ICN que lançou para discussão pública em Janeiro de 2006 o PSRN2000 e no Volume II nas suas Fichas de caracterização ecológica e de gestão, sobre mamíferos, mais concretamente sobre o Lobo Ibérico adiciona esta interessante nota sobre orientação de gestão para uma futura possiblidade de regresso desta magnífica espécie ameaçada no nosso país...


Dia Mundial da Biodiversidade

2010 - Ano Internacional da Biodiversidade Em 2007, as comemorações internacionais do Dia Mundial da Biodiversidade terão por tema "A biodiversidade e as alterações climáticas".

Um estudo publicado em 2004, na Nature, sobre os possíveis impactos de um cenário de alterações climáticas moderadas em 1.103 espécies de mamíferos, aves, anfíbios, répteis, borboletas e outros invertebrados, em 6 zonas ricas em termos de biodiversidade, mostrou que 15 a 37% das espécies poderão extinguir-se até 2050. Segundo um dos co-autores (Lee Hannah), o “estudo mostra que as alterações climáticas são a maior ameaça à biodiversidade”.

As alterações no clima irão causar ainda mais perturbação aos ecossistemas e espécies que já sofrem do efeito de outros factores negativos, como a perda de habitat, a poluição ou a introdução de espécies invasoras. As alterações far-se-ão sentir de forma directa (variações na temperatura, na precipitação, no nível do mar e na salinidade) e indirecta (p. ex. aumento dos fogos).

Cerca de 100 a 200 espécies de animais de habitats frios, como os pinguins e os ursos polares estão também a sofrer impactos negativos. Em 2004, descobriram-se 4 ursos polares cujas mortes foram atribuídas ao facto de agora eles terem de nadar grandes distâncias para encontrarem blocos sólidos de gelo. Para além disso, os ursos estão a diminuir em número e peso e têm problemas em hibernar na Sibéria.

Várias espécies de montanha vêem também ameaçada a sua sobrevivência, o que poderá conduzir à extinção de espécies endémicas. Um estudo feito com 1.350 espécies de plantas de montanhas europeias prevê que a taxa de extinção pode atingir os 60%. Espera-se também grandes mudanças na fronteira climática entre o mediterrâneo e as regiões euro-siberianas.

O aumento da temperatura da água dos oceanos tem provocado o embranquecimento e morte dos recifes de coral. Ao que parece, os recifes estavam já no limite de tolerância em termos de temperatura e, ao continuarem a sofrer pressões devido à poluição e destruição por embarcações, será difícil encontrar colónias resistentes ao aumento da temperatura do mar e propagá-las de modo a substituir os recifes que se vão perdendo. Os recifes de coral são pontos de biodiversidade, por vezes em águas pouco ricas.

O Sapo-dourado Bufo periglenes, que parece no logotipo do dia da Biodiversidade de 2007, ter-se-á extinto devido apenas às alterações climáticas. Muitas outras espécies pdoerão ter o mesmo destino, mas está nas mãos de todos evitar que tal aconteça!(...)

in Portal ICN

segunda-feira, maio 21, 2007

Caminhada AVM - Nave da Mestra foi alterada

A marcha marcada para 20 de Maio á Nave da Mestra foi alterada, para data ainda a designar, devido à Rampa Serra da Estrela.


Mais informações consultar site dos Amigos Vila de Mouros.

domingo, maio 13, 2007

Acordo Ibérico para defender o lince na Península

Foto equipo de conservación “Ex Situ” del Lince Ibérico


Lisboa e Madrid assinam acordo para defender lince ibérico

A ministra do Ambiente espanhola, Cristina Narbona anunciou hoje que o governo de Madrid chegou a acordo com o executivo português para a assinatura de um pacto de defesa do lince ibérico.

Em conferência de imprensa Narbona explicou que falta apenas marcar a data de assinatura do acordo, com base no qual será criado em Portugal um centro para a criação de linces em cativeiro.

O pacto alarga a território português medidas adoptadas em Espanha, com o acordo dos governos da Andaluzia, Castela La Mancha e Estremadura, para que se recupere o lince ibérico no território da península.

Narbona disse que o governo português se mostrou disposto a abrir em Portugal um centro para a criação em cativeiro do lince, uma das espécies da Península Ibérica considerada em perigo de extinção.

A governante referiu que se está ainda a estudar a criação em Espanha de um segundo centro com as mesmas características, que deverá ficar numa quinta da Confederação Hidrográfica do Tejo na Estremadura.

Segundo referiu, estão igualmente em estudo medidas para colmatar o impacto na população dos linces de uma infecção presumivelmente contagiada por gatos domésticos e selvagens e responsável pela morte de três linces nos últimos três meses.

Diário Digital / Lusa

13-05-2007 17:41:00

sexta-feira, maio 11, 2007

Caminhada AVM - 20 de Maio Nave da Mestra


Os Amigos Vila Mouros juntamente com a INATEL (delegação
da Covilhã) organizam mais uma vez a Marcha da "Nave da Mestra". Tem
demonstrado ser uma caminhada bem agradável de se fazer, onde participam
pessoas de todos os sectores. Neste sentido agradecíamos a participação de
todos, contudo devem ter em atenção a data de inscrição para a mesma. Vai ser
disponibilizado transporte até às Salgadeiras (Torre), um autocarro, por este
motivo os lugares são limitados.

Mas caso algum dos participantes queira levar
meio de transporte próprio pode fazê-lo, como é óbvio.

Esperamos a participação de todos.

Para mais informações: http://amigosvilamouros.no.sapo.pt/acti.html

Cartaz em formato pdf

quinta-feira, maio 10, 2007

XXVIII Torneio Sénior de Futebol 5 Carvalhense F. Clube




O Carvalhense Futebol Clube vai realizar o seu XXVIII Torneio Sénior de Futebol de Cinco, inscrições até dia 20 de Maio,
pelo Telefone: 275 332271.


Força Carvalhense...

quarta-feira, maio 09, 2007

XV Olímpico Jovem

(foto FRC no Olímpico Jovem 2006)


Irá decorrer no próximo dia 12 de Maio na cidade da Covilhã, no Complexo Desportivo o

XV Olímpico Jovem.
A Filarmónica Recreativa Carvalhense, vai participar mais uma vez na
cerimónia de abertura.


quinta-feira, maio 03, 2007