quarta-feira, dezembro 03, 2008

Conferência NATUREZA E SOCIEDADE Balanço e Novas Opções para Portugal


http://www.conferencianaturezasociedade.lpn.pt/


A Conferência, organizada pela Liga para a Protecção da Natureza, compreende quatro Temas dominantes. Nesta divulgação destaca-se o Tema 4 que aborda os "Instrumentos de Ordenamento do Território na Conservação da Natureza" pretendendo-se avaliar a sua influência e eficácia neste contexto.

Neste âmbito realizar-se-á uma Palestra referente a “Gestão das Áreas Protegidas, o Ordenamento do Território e as Ameaças à Biodiversidade” com Henrique Pereira, Director do Departamento de Gestão das Áreas Classificadas do Norte – Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

O Tema 4 prevê igualmente a realização de um Workshop onde abordará questões como a importância da Reserva Ecológica Nacional e Reserva Agrícola Nacional, os PIN (Projectos de Interesse Nacional) e o modelo de desenvolvimento económico. O Workshop contará com a presença de Nuno Lecoq, que fará o enquadramento do Tema e lançará o debate, assim como diversos convidados de forma a garantir a representatividade de diversas partes envolvidas (ambientalistas, poder local, poder central, etc.).

O painel de oradores dedicado ao Tema 4 considera:

  • João Ferrão, Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Cidades;
  • João Joanaz de Melo, GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente;
  • Macário Correia, Presidente da Câmara Municipal de Tavira e da Junta Metropolitana da AMAL – Grande Área Metropolitana do Algarve;
  • Nuno Lecoq, Autoridade Florestal Nacional.

A moderação será feita por Arminda Deusdado, directora-geral da Produtora Farol de Ideias.


Sem comentários: