CERVAS
Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens
O CERVAS vem por este meio informá-los de mais uma acção de devolução à natureza de uma ave recuperada neste centro:
20 de Fevereiro, 6ª feira
Libertação de uma Gaivota-tridáctila (Rissa tridactyla)
10h00, Praia da Barra, Aveiro (ponto de encontro: junto ao Farol)
(antecedida por uma breve explicação sobre o trabalho desenvolvido no CERVAS e as características desta espécie)
Evento realizado com o apoio do Bionúcleo (Universidade de Aveiro)
Este é um caso de recuperação muito particular já que se trata de uma gaivota-tridáctila (Rissa tridactyla) recolhida por um particular no dia 4 de Fevereiro em Vide (Seia), por se encontrar muito debilitada. Trata-se de uma espécie quase exclusivamente marinha que não nidifica em Portugal (apenas passando ao largo da nossa costa) pelo que, para ser detectada neste local, eventualmente terá procurado abrigo contra o mau tempo subindo um rio, acabando assim por chegar à Serra da Estrela.
Concluído o processo de recuperação realizado neste centro, com o apoio do Parque Ecológico de Gouveia, é agora chegado o momento de devolver esta ave à Natureza.
Esta acção decorrerá no próximo dia 20 de Fevereiro, 6ª feira, pelas 10h00 na Praia da Barra. Este foi o local escolhido por ser adequado para a espécie, pela maior proximidade geográfica ao local onde a ave foi encontrada e recuperada e também pela possibilidade de divulgação e educação ambiental junto da Universidade de Aveiro e de outras entidades e população locais.
Após a libertação, irá também ser realizada uma saída para observação de aves marinhas e aquáticas, naquela zona e arredores (inclusivé Dunas de S. Jacinto). A entrada é livre. Os participantes são aconselhados a levar calçado e roupa confortáveis, binóculos e guia de aves e merenda para almoçar no campo.
Caso possam estar presentes neste evento, agradecemos a confirmação para cervas.pnse@gmail.com ou através do nº 962714492.
O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) é uma estrutura que pertence ao ICNB – Parque Natural da Serra da Estrela e tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitates. As linhas de acção do CERVAS são a recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados, o apoio e/ou a realização de trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações de animais selvagens, o apoio e fomento à aplicação do Programa Antídoto – Portugal www.antidoto-portugal.org, a promoção da sensibilização ambiental em matéria de conservação e gestão dos animais selvagens e o funcionamento como unidade intermédia de gestão e transferência de informação e amostras tratadas através de parcerias científicas.
Sem comentários:
Enviar um comentário