sexta-feira, maio 22, 2009

Dia Internacional da Biodiversidade


Inauguração do Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico

No dia 22 de Maio de 2009 (Dia Internacional da Biodiversidade), a partir das 15:30h, terá lugar a cerimónia de transferência de gestão do Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico (CNRLI) da empresa “Águas do Algarve” para o ICNB. Este evento contará com a presença de responsáveis das duas instituições, bem como de S. Exa. o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional e de S. Exa. o Secretário de Estado do Ambiente.

Este Centro foi construído em Silves, pela empresa “Águas do Algarve”, como medida de compensação dos impactos causados pela construção da Barragem de Odelouca. Localizado em zona de habitat histórico de Lince-ibérico (Linx pardinus), esta estrutura tem capacidade para alojar 16 linces reprodutores. A sua gestão passará a estar a cargo do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), com financiamento da Águas do Algarve.

Na inauguração do CNRLI haverá oportunidade para uma visita guiada pelas instalações que, em breve, deverão acolher os linces. Após estabelecidos os últimos pormenores da transferência dos animais no seio da Rede de Centros de Reprodução e entre Espanha e Portugal, o CNRLI contribuirá para a obtenção de um conjunto de indivíduos, em número suficiente, para futuras acções de reintrodução.

O CNRLI constitui, assim, uma importante ferramenta para a conservação desta espécie, cuja sobrevivência depende, sobretudo, de acções de conservação do matagal mediterrânico, habitat importante para muitas outras espécies e do qual o Lince-ibérico se pode considerar como um símbolo.

Assim, no Dia Internacional da Biodiversidade 2009, é dado mais um importante passo para que o Lince-ibérico, espécie endémica que apenas existe em Portugal e Espanha, possa, no futuro, deixar de ser considerado o felino mais ameaçado do mundo!

http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007/Homepage.htm

Sem comentários: