quarta-feira, abril 12, 2006

Doença Bipolar


A Noite Estrelada é uma das melhores pinturas conhecidas do artista holandês pós-impressionista Vincent van Gogh. Está na coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Foi criada por van Gogh aos 37 anos, enquanto estava em um asilo no Saint Rémy de Provence em Junho de 1889.

Ao contrário de muitas outras de suas obras, A Noite Estrelada foi pintada de memória e não a vista correspondente de uma paisagem como de costume. Acredita-se que este é o motivo pelo qual ele causa um impacto ao espectador.

Durante sua estada no asilo, van Gogh se dedica a pintar sobre todas as paisagens da região de Provence. É nesse período que ele rompe com o estilo impressionista, desenvolvendo um estilo muito particular onde prevalece o amarelo, símbolo da luz e calor.

A pintura foi a inspiração para a música de Don McLean, Vincent, que é também conhecidade como Starry, Starry Night ("Estrelada, Noite Estrelada").

in Wikipedia

A doença bipolar é uma perturbação psiquiátrica frequente e grave, que afecta 1 em cada 10 portugueses, e que se caracteriza por intensas variações do humor onde alternam episódios de depressão com episódios de humor persistentemente elevado, expansivo ou irritável. Os doentes com perturbação bipolar apresentam um risco superior para o suicídio. Homens e mulheres têm igual probabilidade de desenvolver a doença. As consequências deste distúrbio podem ser devastadoras, e podem conduzir ao divórcio, desemprego, alcoolismo e abuso de drogas.


Para uma pessoa que me é muito querida com um grande beijo...e FORÇA!!!



Sem comentários: