quarta-feira, junho 07, 2006

Jovens defendem a floresta lá pela aldeola















560 jovens defendem a floresta
Programa de Voluntariado no distrito de C. Branco

O número de jovens envolvidos “duplicou” em relação ao ano passado, quando apenas 287 de oito instituições foram contemplados com o programa
Francisco Cardona

O distrito de Castelo Branco vai ter 560 jovens envolvidos na limpeza das matas e na sensibilização das populações, no âmbito do Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas, do Instituto Português da Juventude (IPJ), revelou ao Diário XXI Miguel Nascimento.
O delegado regional do IPJ adiantou que o número de jovens envolvidos “duplicou” em relação ao ano passado, quando apenas 287 de oito instituições foram contemplados com o programa a que se podem candidatar autarquias e associações como entidades promotoras. “Nos cálculos para atribuição de quotas o programa contemplava 510 jovens para este ano mas já este mês negociei um aumento de dez por cento em relação a esse número”, acrescentou Miguel Nascimento.
Segundo aquele responsável, no distrito estão em funcionamento os projectos atribuídos às juntas de freguesia de Vila do Carvalho (Covilhã), Alpedrinha (Fundão) e da Câmara de Castelo Branco, num total de 15 jovens. No entanto, o número de projectos aprovados pelo IPJ em conjunto com o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) é actualmente de 13 e ao longo do programa os projectos contemplados deverão ultrapassar as duas dezenas”, referiu o delegado regional do IPJ..

ALGUNS PROJECTOS ESPERAM POR JOVENS
Dos 13 projectos aprovados, cinco deveriam ter entrado em funcionamento a 1 de Junho, mas “em dois deles o prazo foi dilatado por dificuldades de recrutamento de jovens que ainda se encontram na escolas”, explicou Miguel Nascimento. “À medida que os jovens estejam disponíveis, os projectos entrarão em funcionamento”, acrescentou Miguel Nascimento.
Os jovens voluntários, que terão de ser maiores de 18 anos, recebem uma bolsa de 12 euros diários, terão um seguro de acidentes pessoais, formação geral e específica, mas não vão participar em acções de combate a incêndios por razões de segurança e operacionalidade, limitando a sua participação à prevenção.

Freguesias abrangidas
No distrito estão aprovados projectos para as freguesias de Castelo Branco, Sarzedas, Santo André das Tojeiras, Alpedrinha, Silvares, Salgueiro do Campo, Cortes do Meio, Almaceda, Vila do Carvalho, Cernache de Bonjardim, Penamcor, Belmonte e Covilhã.

in Diario XXI

Sem comentários: