segunda-feira, novembro 27, 2006

Manifesto Anti-Aqueles Que São Anti-Estrela


Natureza Morta Viva - Salvador Dali

LEVE HOMENAGEM A TODA A ESTRUTURA PSEUDO-INTELECTUAL COVILHANENSE "FASHION" e outros, QUE SUPORTAM A DESTRUIÇÃO DA ESTRELA.


...para todos os que suportam a destruição da Serra da Estrela, sejam eles empresas privadas, públicas, indivíduos,instituições, organizações, ou simples cidadãos desprovidos da capacidade de utilização da sua massa encefálica, quando são possuidores da mesma, dedico este momento Dantesco...um momento também de homenagem ao movimento surrealista...






MANIFESTO ANTI-DANTAS E POR EXTENSO

por José de Almada-Negreiros

POETA D'ORPHEU FUTURISTA e TUDO

BASTA PUM BASTA!

UMA GERAÇÃO, QUE CONSENTE DEIXAR-SE REPRESENTAR POR UM DANTAS É UMA GERAÇÃO QUE NUNCA O FOI! É UM COIO D'INDIGENTES, D'INDIGNOS E DE CEGOS! É UMA RÊSMA DE CHARLATÃES E DE VENDIDOS, E SÓ PODE PARIR ABAIXO DE ZERO!

ABAIXO A GERAÇÃO!

MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!

UMA GERAÇÃO COM UM DANTAS A CAVALO É UM BURRO IMPOTENTE!

UMA GERAÇÃO COM UM DANTAS À PROA É UMA CANÔA UNI SECO!

O DANTAS É UM CIGANO!

O DANTAS É MEIO CIGANO!

O DANTAS SABERÁ GRAMMÁTICA, SABERÁ SYNTAXE, SABERÁ MEDICINA, SABERÁ FAZER CEIAS P'RA CARDEAIS SABERÁ TUDO MENOS ESCREVER QUE É A ÚNICA COISA QUE ELLLE FAZ!

O DANTAS PESCA TANTO DE POESIA QUE ATÉ FAZ SONETOS COM LIGAS DE DUQUEZAS!

O DANTAS É UM HABILIDOSO!

O DANTAS VESTE-SE MAL!

O DANTAS USA CEROULAS DE MALHA!

O DANTAS ESPECÚLA E INÓCULA OS CONCUBINOS!

O DANTAS É DANTAS!

O DANTAS É JÚLIO!

MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!

O DANTAS FEZ UMA SORÔR MARIANNA QUE TANTO O PODIA SER COMO A SORÔR IGNEZ OU A IGNEZ DE CASTRO, OU A LEONOR TELLES, OU O MESTRE D'AVIZ, OU A DONA CONSTANÇA, OU A NAU CATHRINETA, OU A MARIA RAPAZ!

E O DANTAS TEVE CLÁQUE! E O DANTAS TEVE PALMAS! E O DANTAS AGRADECEU!

O DANTAS É UM CIGANÃO!

NÃO É PRECISO IR P'RÓ ROCIO P'RA SE SER UM PANTOMINEIRO, BASTA SER-SE PANTOMINEIRO!

NÃO É PRECISO DISFARÇAR-SE P'RA SE SER SALTEADOR, BASTA ESCREVER COMO DANTAS! BASTA NÃO TER ESCRÚPULOS NEM MORAES, NEM ARTÍSTICOS, NEM HUMANOS! BASTA ANDAR CO'AS MODAS, CO'AS POLÍTICAS E CO'AS OPINIÕES! BASTA USAR O TAL SORRISINHO, BASTA SER MUITO DELICADO E USAR CÔCO E OLHOS MEIGOS! BASTA SER JUDAS! BASTA SER DANTAS!

MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!

O DANTAS NASCEU PARA PROVAR QUE, NEM TODOS OS QUE ESCREVEM SABEM ESCREVER!

O DANTAS É UM AUTOMATO QUE DEITA PR'A FÓRA O QUE A GENTE JÁ SABE QUE VAE SAHIR... MAS É PRECISO DEITAR DINHEIRO!

O DANTAS É UM SONETO D'ELLE-PRÓPRIO!

O DANTAS EM GÉNIO NUNCA CHEGA A PÓLVORA SECCA E EM TALENTO É PIM-PAM-PUM!

O DANTAS NÚ É HORROROSO!

O DANTAS CHEIRA MAL DA BOCA!

MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!

O DANTAS É O ESCARNEO DA CONSCIÊNCIA!

SE O DANTAS É PORTUGUEZ EU QUERO SER HESPANHOL!

O DANTAS É A VERGONHA DA INTELLECTUALIDADE PORTUGUEZA! O DANTAS É A META DA DECADÊNCIA MENTAL!

E AINDA HÁ QUEM NÃO CÓRE QUANDO DIZ ADMIRAR O DANTAS!

E AINDA HÁ QUEM LHE ESTENDA A MÃO!

E QUEM LHE LAVE A ROUPA!

E QUEM TENHA DÓ DO DANTAS!

E AINDA HÁ QUEM DUVIDE DE QUE O DANTAS NÃO VALE NADA, E QUE NÃO SABE NADA, E QUE NEM É INTELLIGENTE NEM DECENTE, NEM ZERO!

VOCÊS NÃO SABEM QUEM É A SOROR MARIANNA DO DANTAS? EU VOU-LHES CONTAR:

A PRINCÍPIO, POR CARTAZES, ENTREVISTAS E OUTRAS PREPARAÇÕES COM AS QUAES NADA TEMOS QUE VÊR, PENSEI TRATAR-SE DE SORÔR MARIANNA ALCOFORADO A PSEUDO AUCTORA D'AQUELLAS CARTAS FRANCEZAS QUE DOIS ILLUSTRES SENHORES D'ESTA TERRA NÃO DESCANÇARAM ENQUANTO NÃO ESTRAGARAM P'RA PORTUGUEZ, QUANDO SUBIU O PANNO TAMBÉM NÃO FUI CAPAZ DE DISTINGUIR PORQUE ERA NOITE MUITO ESCURA E SÓ DEPOIS DE MEIO ACTO É QUE DESCOBRI QUE ERA DE MADRUGADA PORQUE O BISPO DE BEJA DISSE QUE TINHA ESTADO À ESPERA DO NASCER DO SOL!

A MARIANNA VEM DESCENDO UMA ESCADA ESTREITÍSSIMA MAS NÃO VEM SÓ. TRAZ TAMBÉM O CHAMILLY QUE EU NÃO CHEGUEI A VER, OUVINDO APENAS UMA VOZ MUITO CONHECIDA AQUI NA BRAZILEIRA DO CHIADO. POUCO DEPOIS O BISPO DE BEJA É QUE ME DISSE QUE ELLE TRAZIA CALÇÕES VERMELHOS. A MARIANNA E O CHAMILLY ESTÃO SÒZINHOS EM SCENA, E ÀS ESCURAS DANDO A ENTENDER PERFEITAMENTE QUE FIZERAM INDECÊNCIAS NO QUARTO. DEPOIS O CHAMILLY, COMPLETAMENTE SATISFEITO DESPEDE-SE E SALTA P'LA JANELLA COM GRANDE MAGUA DA FREIRA LACRIMOSA. E ANDA HOJE OS TURISTES TEEM OCCASIÃO DE OBSERVAR AS GRADES ARROMBADAS DA JANELLA DO QUINTO ANDAR DO CONVENTO DA CONCEIÇÃO DE BEJA NA RUA DO TOURO, POR ONDE SE DIZ QUE FUGIU O CÉLEBRE CAPITÃO DE CAVALOS EM PARIS E DENTISTA EM LISBOA.

A MARIANNA QUE É HISTÉRICA COMEÇA DE CHORAR DESATINADAMENTE NOS BRAÇOS DA SUA CONFDENTE E EXCELLENTE PAU DE CABELEIRA SORÔR IGNEZ.

VEEM DESCENDO P'LA DITA ESTREITÍSSIMA ESCALA (sic), VARIAS MARIANNAS TODAS EGUAES E DE CANDEIAS ACESAS, MENOS UMA QUE USA ÓCULOS E BENGALLA E AINDA (sic) TODA CURVADA P'RÁ FRENTE O QUE QUER DIZER QUE É ABBADESSA.

E SERIA ATÉ UMA EXCELENTE PERSONIFICAÇÃO DAS BRUXAS DE GOYA SE QUANDO FALLASSE NÃO TIVESSE AQUELLA VOZ TÃO FRESCA E MAVIOSA DA TIA FELICIDADE DA VIZINHA DO LADO, E REPARANDO NOS DOIS VULTOS INTERROGA ESPAÇADAMENTE COM CADÊNCIA, AUSTERIDADE E IMMENSA FALTA DE CORDA...

QUEM ESTÁ AHI?... E DE CANDEIAS APAGADAS?

- FOI O VENTO, DIZEM AS POBRES INNOCENTES VARADAS DE TERROR... E A ABADESSA QUE SÓ É VELHA NOS ÓCULOS, NA BENGALA E EM ANDAR CURVADA P'RÁ FRENTE MANDA TOCAR A SINETA QUE É UM DÓ D'ALMA O OUVI-LA ASSIM TÃO DEBILITADA, VÃO TODAS P'RÓ CÔRO, MAS EIS QUE, DE REPENTE BATEM NO PORTÃO E SEM SE ANNUNCIAR NEM LIMPAR-SE DA POEIRA, SOBE A ESCADA E ENTRA P'LO SALÃO UM BISPO DE BEJA QUE QUANDO ERA NOVO FEZ BRÉGEIRICES CO'A MENINA DO CHOCOLATE.

AGORA COMPLETAMENTE EMENDADO REVELA À ABBADESSA QUE SABE POR CARTAS QUE HÁ HOMENS QUE VÃO ÀS MULHERES DO CONVENTO E QUE AINDA HÁ POUCO VIRA UM DE CAVALLOS A SALTAR P'LA JANELLA. A ABADESSA DIZ QUE EFFECTIVAMENTE JÁ HÁ TEMPOS QUE VINHA DANDO P'LA FALTA DE GALLINHAS E TÃO INNOCENTINHA, COITADA, QUE N'AQUELLES OITENTA ANNOS AINDA NÃO TEVE TEMPO P'RA DESCOBRIR A RAZÃO DA HUMANIDADE ESTAR DIVIDIDA EM HOMENS E MULHERES.

DEPOIS DE SÉRIOS EMBARAÇOS DO BISPO É QUE ELLA DEU COM O ATREVIMENTO E MANDOU CHAMAR AS DUAS FREIRAS DE HÁ POUCO CO'AS CANDEIAS APAGADAS. N'ESTA ALTURA ESTA PEÇA POLICIAL TOMA UM PEDAÇO D'INTERESSE PORQUE O BISPO ORA PARECE UM POLÍCIA DE INVESTIGAÇÃO DISFARÇADO EM BISPO, ORA UM BISPO COM A FALTA DE DELICADEZA DE UM POLÍCIA D'INVESTIGAÇÃO, E TÃO PERSPICAZ QUE DESCOBRE EM MENOS DE MEIO MINUTO O QUE O PÚBLICO JÁ ESTÁ FARTO DE SABER - QUE A MARIANNA DORMIU CO'O NOEL. O PEOR É QUE A MARIANNA FOI À SERRA CO'AS INDISCREÇÕES DO BISPO E DESATA A BERRAR, A BERRAR COMO QUEM SE ESTAVA MARIMBANDO P'RA TUDO AQUILLO. ESTEVE MESMO MUITO PERTO DE

SE ESTRElAR COM UM PAR DE MURROS NA CORÔA DO BISPO NO QUE (SE) MOSTROU DE UM ATREVIMENTO, DE UMA INSOLÊNCIA E DE UMA DECISÃO REFILONA QUE EXCEDEU TODAS AS EXPECTATIVAS.

OUVE-SE UMA CORNETA A TOCAR UMA MARCHA DE CLARINS E MARIANNA SENTINDO NAS PATAS DOS CAVALLOS TODA A ALMA DO SEU PREFERIDO FOI QUAL PARDALITO ENGAIOLADO A CORRER ATÉ ÀS GRADES DA JANELLA A GRITAR DESALMADAMENTE P'LO SEU NOEL. GRITA, ASSOBIA E REDOPIA E PIA E RASGA-SE E MAGÓA-SE E CAE DE COSTAS COM UM ACCIDENTE, DO QUE JÁ PREVIAMENTE TINHA AVISADO O PÚBLICO E O PANNO TAMBÉM CAE E O ESPECTADOR TAMBÉM CAE DA PACIÊNCIA ABAIXO E DESATA N'UMA DESTAS PATEADAS TÃO ENORMES E TÃO MONUMENTAES QUE TODOS OS JORNAES DE LISBOA NO DIA SEGUINTE FORAM UNÂNIMES N'AQUELLE ÊXITO TEATRAL DO DANTAS.

A ÚNICA CONSOLAÇÃO QUE OS ESPECTADORES DECENTES TIVERAM FOI A CERTEZA DE QUE AQUILLO NÃO ERA A SORÔR ALCOFORADO MAS SIM UMA MERDARIANNA ALDANTASCUFURADO QUE TINHA CHELIQUES E EXAGEROS SEXUAES.

CONTINUE O SENHOR DANTAS A ESCREVER ASSIM QUE HÁ-DE GANHAR MUITO CO'O ALCUFURADO E HÁ-DE VER, QUE AINDA APANHA UMA ESTÁTUA DE PRATA POR UM OURIVES DO PORTO, E UMA EXPOSIÇÃO DAS MAQUETES P'RÓ SEU MONUMENTO ERECTO POR SUBSCRIÇAO NACIONAL DO SÉCULO A FAVOR DOS FERIDOS DA GUERRA, E A PRAÇA DE CAMÕES MUDADA EM PRAÇA DO DR. JULIO DANTAS, E COM FESTAS DA CIDADE P'LOS ANNIVERSÁRIOS, E SABONETES EM CONTA «JULIO DANTAS» E PASTAS DANTAS P'RÓS DENTES, E GRAXA DANTAS P'RÁS BOTAS, E NIVEINA DANTAS, E COMPRIMIDOS DANTAS E AUTOCLISMOS

DANTAS E DANTAS, DANTAS, DANTAS, DANTAS... E LIMONADAS DANTAS - MAGNESIA.

E FIQUE SABENDO O DANTAS QUE SE UM DIA HOUVER JUSTIÇA EM PORTUGAL TODO O MUNDO SABERÁ QUE O AUTOR DOS LUZÍADAS É O DANTAS QUE N'UM RASGO MEMORÁVEL DE MODÉSTIA SÓ CONSENTIU A GLÓRIA DO SEU PSEUDÓNIMO CAMÕES.

E FIQUE SABENDO O DANTAS QUE SE TODOS FÔSSEM COMO EU, HAVERIA TAES MUNIÇÕES DE MANGUITOS QUE LEVARIAM DOIS SÉCULOS A GASTAR.

MAS JUYGAES QUE N'ISTO SE RESUME A LITTERATURA PORTUGUEZA? NÃÓ! MIL VEZES NÃO!

TEMOS, ALÉM D'ISTO O CHIANCA QUE JÁ FEZ RIMAS P'RA ALUBARROTA QUE DEIXOU DE SER A DERROTA DOS CASTELHANOS P'RA SER A DERROTA DO CHIANCA.

E AS PINOQUICES DE VASCO MENDONÇA ALVES PASSADAS NO TEMPO DA AVÔSINHA! E AS INFELICIDADES DE RAMADA CURTO! E O TALENTO INSÓLITO DE URBANO RODRIGUES! E AS GAITADAS DO BRUN! E AS TRADUCÇÕES SÓ P'RA HOMEM (D) O ILLUSTRÍSSIMO EXCELENTÍSSIMO SENHOR MELLO BARRETO! E O FREI MATTA NUNES MÔXO! E A IGNEZ SYPHILITICA DO FAUSTINO! E AS IMBECILIDADES DO SOUSA COSTA! E MAIS PEDANTICES DO DANTAS! E ALBERTO SOUSA, O DANTAS DO DESENHO! E OS JORNALISTAS DO SECULO E DA CAPITAL E DO NOTICIAS E DO PAIZ E DO DIA E DA NAÇÃO E DA REPUBUCA E DA LUCTA E DE TODOS, TODOS OS JORNAES! E OS ACTORES DE TODOS OS THEATROS! E TODOS OS PINTORES DAS BELLAS ARTES E TODOS OS ARTISTAS DE PORTUGAL QUE EU NÃO GOSTO. E OS DA AGUIA DO PORTO E OS PALERMAS DE COIMBRA! E A ESTUPIDEZ DO OLDEMIRO CESAR E O DOUTOR JOSÉ DE FIGUEIREDO AMANTE DO MUSEU E AH OH OS SOUSA PINTO HU HI E OS BURROS DE CACILHAS E OS MENÚS DO ALFREDO GUISADO! E (O) RACHITICO ALBINO FORJAZ SAMPAIO, CRITICO DA LUCTA A QUEM O FIALHO COM IMMENSA PIADA INTRUJOU DE QUE TINHA TALENTO! E TODOS OS QUE SÃO POLITICOS E ARTISTAS! E AS EXPOSIÇÕES ANNUAES DAS BELLAS ARTE(S)! E TODAS AS MAQUETAS DO MARQUEZ DE POMBAL! E AS DE CAMÕES EM PARIS! E OS VAZ, OS ESTRELLA, OS LACERDA, OS LUCENA, OS ROSA, OS COSTA, OS ALMEIDA, OS CAMACHO, OS CUNHA, OS CARNEIRO, OS BARROS, OS SILVA, OS GOMES, OS VELHOS, OS IDIOTAS, OS ARRANJISTAS, OS IMPOTENTES, OS SCELERADOS, OS VENDIDOS, OS IMBECIS, OS PÁRIAS, OS ASCETAS, OS LOPES, OS PEIXOTOS, OS MOTTA, OS GODINHO, OS TEIXEIRA, OS DIABO QUE OS LEVE, OS CONSTANTINO, OS GRAVE, OS MANTUA, OS BAHIA, OS MENDONÇA, OS BRAZÃO, OS MATTOS, OS ALVES, OS ALBUQUERQUE, OS SOUSAS E TODOS OS DANTAS QUE HOUVER POR AHI!!!!!!

E AS CONVICÇÕES URGENTES DO HOMEM CHRISTO PAE E AS CONVICÇÕES CATITAS DO HOMEM CHRISTO FILHO!

E OS CONCERTOS DO BLANCH! E AS ESTATUAS AO LEME, AO EÇA E AO DESPERTAR E A TUDO! E TUDO O QUE SEJA ARTE EM PORTUGAL! E TUDO! TUDO POR CAUSA DO DANTAS!

MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!

PORTUGAL QUE COM TODOS ESTES SENHORES, CONSEGUIU A CLASSIFICAÇÃO DO PAIZ MAIS ATRAZADO DA EUROPA E DE TODO OMUNDO! O PAIZ MAIS SELVAGEM DE TODAS AS ÁFRICAS! O EXILIO DOS DEGRADADOS E DOS INDIFERENTES! A AFRICA RECLUSA DOS EUROPEUS! O ENTULHO DAS DESVANTAGENS E DOS SOBEJOS! PORTUGAL INTEIRO HA-DE ABRIR OS OLHOS UM DIA - SE É QUE A SUA CEGUEIRA NÃO É INCURÁVEL E ENTÃO GRITARÁ COMMIGO, A MEU LADO, A NECESSIDADE QUE PORTUGAL TEM DE SER QUALQUER COISA DE ASSEIADO!

MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!

José de Almada-Negreiros

POETA D'ORPHEU

FUTURISTA

e

TUDO

terça-feira, novembro 21, 2006

Vila do Carvalho ... muito "turística"

...e no site do Instituto de Turismo de Portugal(Portal Oficial do Turismo Portugal) descubro esta "preciosidade"... os "trilhos" do desenvolvimento de uma das freguesias do PNSE (Parque Natural da Serra da Estrela)




Touring Serra da Estrela

Serra da Estrela Nature Park - A unique land where nature lives and welcomes your visit.

We invite you to come and discover the nature trails and to wander through Portugal’s largest protected area.

The starting point for this walk is a legendary spot: Torre, the highest point of Mainland Portugal. Head off towards the ruins of the chairlift and descend through the juniper grove and shielings to Covão do Ferro where the Padre Alfredo Dam is located.
Imagine an 80m high glacier with a constant off-flow over its peripheral valleys. Then descend down the road to Covão da Ametade where you can rest in a fantastic camping services zone in the middle of the Bio-Genetic Reserve and where you can find the source of the River Zêzere.

After passing Covão de Algergaria as you journey along the sinuous valley you can see the great "dorsal spine" that seems to divide the valley into two. This is Espinhaço do Cão which was formed by the glacier coming from the Candieira valley.

A little further on, the water course offers marvellous scenery over Covões. Continuing on between the meadows along the banks of the River Zêzere, head off towards Manteigas, where the trail ends, though your walk has still not ended.

The mountain bike trail commences in the square of the main parish church in Vila do Carvalho.

Climbing up to the mountain, passing by the farms of the people of Vila do Carvalho.This dirt road leads to paths that were once used by wool-workers who led-their flocks that way up to the grazing areas (The Wool Route).

Further up, you find a recreational area completely lost in the mountain, the Viewing Point and Fonte da Serra.

e em Português


Passeio na Serra da Estrela

Vimos convidá-lo a descobrir as Rotas de Natureza e a percorrer a maior área protegida do nosso país.
O ponto de partida para o passeio pedestre, pelo vale glaciário do Zêzere, é um local mítico: a Torre, o ponto mais alto de Portugal Continental. Siga em direcção às ruínas do teleférico e desça por florestas até ao Covão do Ferro onde se encontra a Barragem de Padre Alfredo. Imagine um glaciar de 80m de altura escoando constantemente sobre os vales periféricos.

Continue a descida da estrada até ao Covão da Ametade, onde pode fazer uma pausa numa zona fantástica de apoio ao campista, em plena área de reserva Bio-Genética e ainda visitar a nascente do rio Zêzere. Depois de passar o Covão de Algergaria na sinuosidade do vale aviste a grande "espinha dorsal" que parece dividir o vale em dois. Trata-se do Espinhaço do Cão formado pelo glaciar proveniente do Vale da Candieira.

Um pouco mais à frente a linha de água oferece uma maravilhosa paisagem sobre os Covões. Continuando por entre as pastagens das margens do rio Zêzere, siga em direcção a Manteigas onde o percurso termina, mas o seu passeio não.

Experimente um percurso todo-o-terreno na montanha, começando no Largo da Igreja Matriz da Vila do Carvalho, subindo em direcção à montanha, passando as quintas agrícolas que ocupam as gentes da vila. O estradão em terra batida conduz a troços outrora utilizados pelos operários que trabalhavam a lã, que por ali levavam os rebanhos em direcção às pastagens. Mais acima, encontra-se o Miradouro e a Fonte da Serra.

segunda-feira, novembro 20, 2006

U2



'U218 Singles', the definitive 'best of', is the first single disc collection to span the band’s career from Boy (1980) to How To Dismantle An Atomic Bomb (2004).

It's released on Monday November 20th and it features two new studio tracks produced by Rick Rubin at Abbey Road Studios in London earlier in the Autumn.

The new album will be released on CD and 12” vinyl and as a full length DVD featuring the single promo videos.

The collection will also be available as a limited edition CD with a bonus DVD of 10 tracks recorded live in Milan, Italy on the Vertigo//05 tour.


Visit the 'U218 Singles' micro-site to listen to the tracks, watch the video and test your band knowledge!

1. Beautiful Day
2. I Still Haven't Found What I'm Looking For
3. Pride (in The Name Of Love)
4. With Or Without You
5. Vertigo
6. New Year’s Day
7. Mysterious Ways
8. Stuck In A Moment You Can’t Get Out Of
9. Where The Streets Have No Name
10. Sweetest Thing
11. Sunday Bloody Sunday
12. One
13. Desire
14. Walk On
15. Elevation
16. Sometimes You Can’t Make It On Your Own
17. The Saints Are Coming
18. Window In The Skies

in WWW.U2.COM

O Fim...


Rapariga na Janela - Salvador Dali
Fim

Quando eu morrer batam em latas,
Rompam aos saltos e aos pinotes,
Façam estalar no ar chicotes,
Chamem palhaços e acrobatas!

Que o meu caixão vá sobre um burro
Ajaezado à andaluza...
A um morto nada se recusa,
Eu quero por força ir de burro.

Mário de Sá Carneiro



...para alguém muito especial que já partiu...tenho a certeza que foste de "burro"...

quinta-feira, novembro 16, 2006

Vila do Carvalho...



...e esta semana no Jornal do Fundão

sobre a aldeola que Ferreira de Castro eternizou no seu romance a Lã e a Neve...

Vila do Carvalho

A terra dos operários fabris
É uma povoação com uma grande riqueza paisagística, sítio obrigatório para admirar e deslumbrar-se com a beleza que envolve a freguesia e o concelho. Terra de operários, está a projectar-se para o século XXI

Com 98 anos
A Banda é o cartão de visita
A dois anos de cumprir 100 anos, a banda Filarmónica de Vila do Carvalho é o cartão de visita da vila. No Verão não tem mãos a medir com tantas solicitações para festas e romarias por toda a Beira

Recordar
A lenda da Vila de Mouros

Ainda há Pastores?



http://aindahapastores.blogspot.com/


Há-de ser o que vier!". A afirmação partiu do ti João Grazina, momentos antes da divulgação dos premiados do Cine Eco - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela, anteontem à noite, em Seia. Ti João Grazina é um dos protagonistas do documentário "Ainda há pastores?", do jovem realizador Jorge Pelicano, que aborda a "dura sina de ser pastor na serra da Estrela". A película foi distinguida pelo certame serrano com o Prémio Especial da Lusofonia. O filme arrecadou ainda uma menção honrosa atribuída pelo Júri da Juventude.




"Fiquei contente por ser considerado o melhor filme entre os países de língua oficial portuguesa presentes no concurso. Quando começámos, há cinco anos, a trabalhar neste documentário não imaginava que teria a crítica positiva que está a receber", disse ao JN Jorge Pelicano, natural da Figueira da Foz.

O realizador de 29 anos é repórter de imagem 'freelancer' para a SIC, desde 2001, altura em que decidiu fazer o documentário, após uma reportagem feita pelo canal televisivo. "Ainda há pastores?" é o seu primeiro documentário.

"É o meu primeiro filme, o meu primeiro festival, o primeiro prémio e primeira menção honrosa. A distinção é deveras estimulante e, naturalmente, estes resultados dão ainda mais força para continuar em frente", referiu o autor.

O documentário foi rodado no silêncio do vale de Casais de Folgosinho, entre as montanhas da serra da Estrela, em tempos um autêntico santuário de pastores. O filme, que tem locução do jornalista Fernando Alves, da TSF, conta a história de Hermínio, 28 anos. "Dizem que é o pastor mais novo, mas também o mais doido. O futuro de Hermínio é inquietante. Até quando o jovem Hermínio será pastor?", lê-se na sinopse do filme, de produção independente. "É um filme que revela uma visão que poucos conhecem da vida difícil de um jovem guardador", revelou Jorge Pelicano.

"Valeu o esforço"

A película foi rodada nos últimos cinco anos, nos intervalos da vida intensa da vida do repórter de imagem; usa o suporte DVCAM e tem 72 minutos de duração. "O esforço para realizar o documentário valeu a pena e, agora, quero divulgá-lo junto do maior número possível de pessoas", afirmou o realizador, revelando que o filme está a ser já traduzido para a língua inglesa, de forma a ser integrado em certames cinematográficos internacionais.


Jornal de Notícias

terça-feira, novembro 14, 2006

Fauna Serra da Estrela...


...e no Sábado, dia 11, logo pelas 8.30 da manhã, indo eu a caminho de Loriga para verificar por mim próprio a estrutura da "novíssima via de acesso" ao Maciço Central, deparo-me com esta infeliz observação da Fauna da Estrela (Vulpes vulpes)...

Annosa vulpes non capitur laqueo e em Português (Raposa Velha não cai em Armadilha)

Será???

em vias de quê ?

Faça-se "Luz" que os novos caminhos do "Asfalto" te encaminharão caro Hermínio para um futuro majestoso...

segunda-feira, novembro 13, 2006




A editora Má Criação vai proceder ao lançamento do livro "Lobos em Portugal" de Paulo Caetano e Joaquim Pedro Ferreira, ilustrado por Jorge Mateus e com prefácio de Clara Pinto Correia, no seguimento de uma já anterior obra(Abutres de Portugal e Espanha), um álbum dedicado ás quatro espécies que voam na Ibéria: grifo, quebra-ossos,abutre do Egipto e abutre negro.


Os mistérios e maravilhas de lobos e alcateias às 18:30 de 16 de Novembro, na Casa do Alentejo, sita na R Portas S Antão nº58, junto ao Coliseu dos Recreios, em Lisboa.


quinta-feira, novembro 09, 2006

Guia virtual de rastos de mamíferos ibéricos


(pegada lobo) Fotografia José Placer

A observação de mamíferos em liberdade é uma actividade algo complicada, os encontros fugazes com por vezes somos presenteados, são mesmo isso, fugazes, portanto a melhor forma de comprovar a existência de uma determinada espécie numa zona em particular é através dos seus dejectos, pegadas e ossadas.

Este é um site de origem espanhola que considero muito útil e interessante.

http://www.barbastella.org/mastozoologia/rastros_mamiferos.htm

I CICLO DE CONFERENCIAS LOBO IBÉRICO


I CICLO DE CONFERENCIAS SOBRE EL LOBO (Canis lupus)

Fechas: 27 de Noviembre al 1 de diciembre de 2006 (de 18:30 horas a 20:30 el lunes y de 19:00 a 21:00 de martes a viernes).

2 de Noviembre - Viaje a Cantabria para visitar El Parque de la Naturaleza de Cabárceno

Lugar: Salón de Actos del Albergue San Fermín (Madrid)

Contacto: info@seawolves.es

(0034) 619 69 01 15

(0034) 616 01 63 69

PONENTES

Juan Carlos Blanco - Doctor en Biología y autor de libros como Ecología, censos, percepción y evolución del Lobo en España: análisis de un conflicto; El Lobo Ibérico, el misterio del monte o la Guía de los Mamíferos de España. Así mismo lleva y ha llevado a cabo numerosas investigaciones en torno al Lobo en nuestro país.

Carlos Sanz García - Biólogo y colaborador de Félix Rodríguez de la Fuente. Fotógrafo naturalista, directos y/o guionista de diversos documentales, co-autor del libro Amigo Lobo y autor de la exposición itinerante Amigo Lobo. Leyenda y realidad del Lóbo ibérico.

Víctor Gutiérrez Alba - Educador ambiental, miembro fundador de Hombre y Territorio y autor del libro El Lobo ibérico en Andalucía. Historia. Mitología. Relaciones con el Hombre.

Carmen M. Arija Hoyo - Bióloga, zoóloga (Sea Wolves).

CONTENIDOS

- El Lobo (Canis lupus): origen, filogenia, adaptaciones y apuntes a cerca de su biología y ecología.

- La filmación de Lobos: toma de imágenes, escenarios y montaje de un documental, con la emisión comentada por el autor del documental Pacto con Lobos, estrenado en la TVE 2 en septiembre-octubre de 2006.

- Conservación y gestión del Lobo: situación en Europa y Norte América. Apuntes sobre la población norte de la Península ibérica.

- El Lobo en Andalucía: poblaciones al borde de la extinción, un reto para la conservación de la especie.

- Metodología de estudio del lobo en estado silvestre.

- Visita a Cabárceno para observar Lobos (Canis lupus) en cautividad.

La visita incluye:

- Viaje Madrid - Cabárceno (Cantabria)- Madrid en bus

- Entrada a Cabárceno

- Charla in situ sobre los lobos

- Visita a las instalaciones de los Osos (Ursus arctos), Linces (Lynx lynx), Hienas (Crocuta crocuta), Tejón (Meles meles), Leones (Panthera leo), Tigres (Panthera tigris), etc...

(...)


para mais informações consultar aqui

quarta-feira, novembro 08, 2006

a Montanha...

Perfil da Serra da Estrela, vista da Serra do Açor, em 19 de Junho de 1965, às 11 horas da manhã. (CC nº 51, p. 82). Fotografia de Duarte Belo, © dos originais Suzanne Daveau.



...E a montanha, o seu silêncio e solidão, o seu encantamento e mistério. Imensa massa de duro granito, ora coberta de neve, ora vestida de verde, ora estalando ao sol. Recortada contra o azul intenso de um céu de Verão ou emersa nos nevoeiros de Inverno. Topo do mundo, de onde se abarcam horizontes sem fim. Repleta de cores e cheiros da urze, das giestas e pinhais. Percorrida pelo balido das ovelhas, o marulhar das águas livres das ribeiras, o rugido do vento, o som imperceptível da neve a cair...

Vergílio Ferreira

sábado, novembro 04, 2006

Outono...na montanha



Quem roubou um pedaço ?