terça-feira, setembro 25, 2007

Diabéticos escalam Toubkal no Atlas...

Toubkal

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) apresentou a 10 de Setembro, segunda-feira, o seu mais recente desafio: juntar pela primeira vez diabéticos tipo 1 e tipo 2 numa iniciativa pioneira – subir a montanha Toubkal (na Cordilheira do Atlas) a mais de 4 mil metros de altura. A iniciativa conta com o apadrinhamento do alpinista português João Garcia.


Paulo Madureira, jovem diabético e presidente da AJDP, salienta que “a Associação não é novata neste tipo de aventuras, mas desta vez, o desafio é ainda maior, pois somos o maior grupo de diabéticos portugueses a rumar a um ponto tão alto (4.167 metros), fazendo-o pela primeira vez na companhia de diabéticos mais velhos”. O jovem de apenas 22 anos refere ainda que “o nosso maior desejo é chegarmos ao cume do Toubkal, e mais uma vez provarmos que somos capazes de vencer todos os desafios a que nos propomos, independentemente dos obstáculos que a doença nos coloca”.

“Esta iniciativa visa também divulgar a diabetes, alertando para as diferenças entre a diabetes tipo 1 e tipo 2, e incentivar a população a prevenir em vez de remediar.” acrescenta Sílvia Saraiva, médica endocrinologista e membro da equipa médica que acompanha esta expedição. “Um dos factores de risco da diabetes tipo 2 é o sedentarismo. Com este projecto inédito pretendemos alertar as pessoas para o quanto é essencial a prática de exercício fisíco para se ter uma vida mais saudável e evitar complicações futuras que muitas vezes advêm de má gestão da saúde”, concluí a especialista.

O Toubkal é o pico mais alto da Cordilheira do Atlas e do norte de África com a altitude de 4.167 metros. Esta montanha situa-se a 63 km ao sul da cidade de Marrakech, no parque nacional Toubkal. A estratégia de subida até ao cume do Toubkal requer reconhecimento prévio das vias e deverá privilegiar períodos de aclimatação que antecede cada grande etapa.

A subida à montanha Toubkal reúne um total de 35 pessoas, entre diabétcos tipo 1 e 2, profissionais de saúde e outros, e conta com os patrocínios e apoios da Abbott, Nutricia, Merck, Lilly, Medtronic, Freego, HP, Coronel Tapioca, Rádio Clube, revista Medicina & Saúde e o jornal Destak.

A partida para Marracos está marcada para dia 29 de Setembro pelas 9 horas da manhã no aeroporto da Portela. Dia 30 de Setembro é a data prevista para o ínicio da subida ao Toubkal.

http://www.medicosdeportugal.iol.pt/action/4/cnt_id/1574/

Sem comentários: