domingo, setembro 07, 2008

XII Congresso Ibérico de Entomologia


A Sociedade Portuguesa de Entomologia e a Asociación española de Entomología promovem a décima terceira edição do Congresso Ibérico de Entomologia, que decorrerá no CISE, de 8 a 12 de Setembro, e deverá contar com a participação de mais de 100 entomologistas, provenientes de algumas das principais universidades e institutos de investigação ibéricos. Serão apresentados em comunicação oral ou em painel trabalhos científicos que incidirão sobre as seguintes áreas: Sistemática e Faunística; Morfologia e Fisiologia; Ecologia, Etologia e Zoogeografia; Genética e Genética Evolutiva; Biodiversidade e Conservação; Entomologia da Serra da Estrela e do Sistema Central Espanhol; e Entomologia Aplicada.
Os participantes terão a possibilidade de visitar o Parque Natural da Serra da Estrela, uma vez que está prevista a realização de uma excursão a esta área protegida, que inclui alguns dos locais mais interessantes da serra. Nestes, realizar-se-ão pequenos percursos pedestres para observação da entomofauna da Estrela.
Esta região, devido à sua altitude, extensão e heterogeneidade de biótopos, possui uma considerável riqueza de insectos, encontrando-se já inventariadas mais de 2500 espécies, destacando-se alguns endemismos exclusivos da serra e a diversidade de cóleopteros, tenebrionídeos e carabídeos, os leptidópteros e os odonatas.
A sua fauna encontra-se intimamente relacionada com a do Sistema Central Ibérico, constituído pelas serras de Guadarrama, Gredos, Béjar, Peña de Francia e da Gata, em Espanha. Várias espécies comuns a este sistema, em Portugal, apenas se encontram na Estrela, ou têm aqui, provavelmente, as principais populações a nível nacional.
Deseja-se que este evento contribua de forma notória para o desenvolvimento do conhecimento da entomologia ibérica e da serra da Estrela, em particular.

Sem comentários: