quarta-feira, abril 23, 2008

Serra da Estrela: Municípios do Parque Natural com projectos de montanha conjuntos


Covilhã, Castelo Branco, 22 Abr (LUSA) - Os seis municípios do Parque Natural da Serra da Estrela vão propor ao Governo projectos conjuntos de recuperação de espaços de montanha e dinamização de produtos locais, anunciaram hoje os autarcas.


Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia encomendaram um estudo sobre propostas de acção à Escola de Gestão do Porto, trabalho coordenado pelo economista Daniel Bessa que hoje participou numa reunião com aqueles municípios, na Covilhã.

"Espero que o trabalho esteja concluído em Maio, para depois poder ser candidatado", referiu no final do encontro, Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã.

No entanto, o autarca admitiu ter "expectativas reduzidas" em relação aos resultados, uma vez que o Governo exige que os municípios se associem por NUTs III (divisão estatística do território) e os seis municípios pertencem a três (Beira Interior Norte, Serra da Estrela e Cova da Beira).

A constituição de uma empresa intermunicipal ou uma associação são possibilidades em cima da mesa para candidatar a financiamento as acções que venham a ser definidas no documento final.

"Não sabemos como o Governo vai acolher as nossas propostas mas os municípios cumprem a sua obrigação: têm um documento sobre questões essenciais no território de montanha", sublinha.

Entre as acções em estudo está a recuperação integrada de caminhos florestais, sem quebras nos limites concelhios, dinamização de produtos locais da área do Parque Natural da Serra da Estrela e definição de portas de entrada na Serra, nos diferentes municípios.

Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Gouveia, realça que o Parque Natural da Serra da Estrela "é uma área institucionalizada há mais de 20 anos e, pela primeira vez, os seis municípios que o integram estão a dar passos importantes para que haja acções comuns e geridas de forma conjunta".

"Podem ser pequenos investimentos mas têm uma grande importância neste território", realça.

À saída da reunião à porta fechada com os autarcas, Daniel Bessa recusou-se a prestar declarações.

LFO.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2008-04-22 23:44:41

http://rtp.pt


(...)Entre as acções em estudo está a recuperação integrada de caminhos florestais, sem quebras nos limites concelhios, dinamização de produtos locais da área do Parque Natural da Serra da Estrela e definição de portas de entrada na Serra, nos diferentes municípios.
Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Gouveia, realça que o Parque Natural da Serra da Estrela «é uma área institucionalizada há mais de 20 anos e, pela primeira vez, os seis municípios que o integram estão a dar passos importantes para que haja acções comuns e geridas de forma conjunta».(...)

http://www.portadaestrela.com

Sem comentários: