quinta-feira, outubro 09, 2008

e a propósito do Cão de Gado e da Serra da Estrela...repost

Extracto da ficha do PSRN2000 sobre o Lobo Ibérico

...Portanto parece que terão que se cumprir os requisitos abaixo na área do Parque Natural da Serra da Estrela...os tais corredores ecológicos entre áreas protegidas???

Manter/Recuperar o habitat:

Assegurar habitat de alimentação
Assegurar habitat de reprodução
Assegurar habitat de abrigo
Requisitos ecológicos:

Habitat: Todos os habitats existentes no Hemisfério Norte, à excepção das florestas tropicais e dos desertos áridos, já foram ocupados por este carnívoro, o que revela a sua grande capacidade de adaptação (Mech 1970). Sendo um predador que ocupa o topo da cadeia alimentar, é uma espécie generalista no que respeita à selecção de habitat dependendo a ocupação do espaço pelo lobo fundamentalmente da disponibilidade e acessibilidade de presas adequadas, nomeadamente ungulados selvagens e/ou domésticos, e do grau de perturbação humana (Vila et al. 1990 in Blanco et al. 1990,Ciucci et al. 1997, Boitani 2000). Em Portugal, o tamanho da área que cada alcateia utiliza nas suas deslocações durante o ano, ou seja, a sua área vital, parece variar entre os 80 e os 300 km2, situando-se entre as mais pequenas descritas para a área de distribuição mundial do lobo (Pimenta 1998, Roque1999).
A distribuição do lobo em Portugal reflecte em grande medida as áreas mais montanhosas, por
apresentarem menores densidades populacionais humanas e uma utilização agrícola menos intensiva.

in PSRN2000

...interessante, muito interessante, pois cumprir esses requisitos seria no fim de contas nada mais do que cumprir os pressupostos que instituíram o Parque Natural da Serra da Estrela pelo Decreto-Lei n.º 557/76 de 16 de Julho.

mas o ICN diz no seu Portal :
"A fauna da Estrela apresenta-se hoje depauperada" e "Lobos, rebanhos e pastores tal como o surto da indústria têxtil em torno da serra são já história passada." o mesmo ICN que lançou para discussão pública em Janeiro de 2006 o PSRN2000 e no Volume II nas suas Fichas de caracterização ecológica e de gestão, sobre mamíferos, mais concretamente sobre o Lobo Ibérico adiciona esta interessante nota sobre orientação de gestão para uma futura possiblidade de regresso desta magnífica espécie ameaçada no nosso país...





Resultado: Recuperar o Cão de Gado da Região da Serra da Estrela no "seu Solar", nas suas variedades de Pêlo Curto e Comprido, dependerá portanto, do cumprimento do que acima está descrito???......

Sem comentários: