quinta-feira, outubro 09, 2008

Portal do Cão de Gado

O Projecto Cães de Gado

Para contribuir para a conservação do lobo, através da diminuição dos conflitos com o homem decorrentes da predação sobre os animais domésticos, o Grupo Lobo delineou, em 1987, uma linha de acção que tem por objectivo recuperar a utilização das raças nacionais de cães de gado para a protecção dos rebanhos.

Porém, só em 1996 foi possível dar início à acção quando se obtiveram os primeiros apoios do Instituto de Promoção Ambiental (actual Agência Portuguesa do Ambiente).

Desde então, e com o apoio de diferentes entidades públicas e particulares, foi possível continuar, de uma forma regular, a integração de cães de gado em rebanhos, bem como o acompanhamento do seu desenvolvimento e a avaliação da sua eficácia.

Esta linha de acção permitiu também recolher informação diversa e muito útil para a aplicação da medida proposta. Inicialmente, procedeu-se à recolha de dados sobre as práticas de pastoreio e os métodos de protecção antigos e modernos. Deu-se início a um recenseamento nacional dos exemplares registados pertencentes às raças de cães de gado nacionais, particularmente do Cão de Castro Laboreiro e do Cão da Serra da Estrela.

Paralelamente, efectuaram-se também estudos de investigação sobre diversos aspectos relacionados com as raças nacionais de cães de gado, nomeadamente a sua demografia, morfologia, genética e comportamento, obtendo informação útil para a sua gestão e para uma melhor compreensão dos mecanismos que influenciam a eficiência destes cães.

Raças utilizadas

Foram integrados exemplares pertencentes a 3 raças nacionais de cães de gado: o Cão de Castro Laboreiro, o Cão da Serra da Estrela, nas variedades de pêlo curto e pêlo comprido, e o Rafeiro do Alentejo.

Resultados

Embora o Projecto dos Cães de gado se encontre em desenvolvimento, apresentam-se alguns resultados já obtidos.

Cães integrados

Desde o seu início, esta linha de acção permitiu a integração, em rebanhos de cabras e/ou ovelhas, de mais de 140 cachorros pertencentes às raças Cão de Castro Laboreiro, Cão da Serra da Estrela, nas variedades de pêlo curto e pêlo comprido, e Rafeiro do Alentejo, bem como o seu acompanhamento e avaliação. Dos cães integrados, cerca de 53% são machos e 47% são fêmeas. São maioritariamente pertencentes às raças Cão de Castro Laboreiro (com mais de 80 cães) e Cão da Serra da Estrela de pêlo curto (com mais de 50 cães).


http://lobo.fc.ul.pt/caodegado/index.html


Rex - Cão Serra da Estrela de Pêlo Curto

...Que saudades amigo "Mimos"....


Sem comentários: