quinta-feira, dezembro 15, 2005

Faz hoje anos que nasceu Nero...

Remorso de Nero

E que tal uma efeméride para lembrar o flagelo dos incêndios que nos assola todos os anos, o país e a nossa mui amada região...


Serão todos descendentes deste "gaijo", duvido...e remorsos será que servem ?!



Nero Cláudio César Augusto Germânico
ou Nero Claudius Caesar Augustus Germanicus (15 de Dezembro 37 - 9 de Junho 68) foi Imperador Romano entre 54 e 68.

Nascido em Âncio com o nome de Lúcio Domício Aenobarbo, era descendente de uma das principais famílias romanas, pelo pai Gneu Domício Aenobarbo e da família imperial Julio-Claudiana através da mãe Agripina, a Jovem, filha de Germânico e neta de César Augusto.

A ascensão política de Nero começa quando Agripina incentiva o marido, o imperador Cláudio, a adotá-lo e escolhê-lo seu sucessor, após desmoralizar os partidários de Britânico, filho de Cláudio, e seduzir seu próprio filho a se casar com Otávia, concubina do imperador. Quando Cláudio morreu em 54, provavelmente assassinado pela própria Agripina, Nero foi proclamado imperador sem oposição. Segundo a historiografia tradicional, sua governação foi inicialmente boa, sob orientação de sua mãe, do seu perceptor o filósofo Sêneca e do prefeito pretoriano Burrus. No entanto, aos poucos, a paranóia que marcara já a personalidade dos seus antecessores Tibério e Calígula, foi se instalando em Nero(...)

Fonte: Wikipédia

Sem comentários: