sexta-feira, dezembro 23, 2005

O meu "cãozito"...


O Serra da Estrela de pêlo curto, uma espécie em vias de extinção, o meu canito... algo sobre ele


"Duas variedades: Pêlo comprido e pêlo curto
Em 1934, quando surgiu o estalão da raça, passou a fazer-se distinção entre o cão Serra da Estrela de pêlo comprido e o de pêlo curto. Deve ter havido também muitos cruzamentos entre pêlo curto e pêlo comprido, devido ao facto de os pastores deixarem as cadelas sempre livres e de não existir, assim, um controlo na sua reprodução.

Um destaque particular à variedade de pêlo curto
Esta variedade merece algum destaque em particular porque é tão antiga como a de pêlo comprido, mas é de acrescentar que essa variedade se encontra actualmente em risco de extinção, porque não são muitos os exemplares descendentes de uma linha pura.
Também em exposições caninas, estas duas variedades aparecem desde o início do século passado. É curioso salientar que na exposição de Lisboa, em 1917, estavam inscritos 24 cães da Serra, dos quais 20 eram de pêlo curto.
Entretanto a situação inverteu-se. Como o cão de pêlo comprido é mais atractivo e mais procurado, os criadores dedicaram-se sobretudo à criação desta variedade, embora o de pêlo curto seja as vezes, preferido pelos pastores, sendo esta variedade mais funcional no meio da vegetação, por vezes densa, da Serra da Estrela.
Existem alguns criadores empenhados em preservar a variedade de pêlo curto, pelo que podemos dizer que esta variedade mais rara de pêlo curto está a ganhar terreno, aumentando o número de admiradores e pessoas interessadas na preservação deste património português vindo da Serra da Estrela."

in site www.licrase.org

Sem comentários: