quinta-feira, dezembro 29, 2005

Nepal, Himalaias, a nossa Montanha.


Hoje é o Dia Nacional do Nepal, dia do Aniversário do Rei, que semelhanças com a nossa "Montanha", e com os "nossos Reis" ???

Algumas quem sabe... e que lema, Meu Deus, Que Lema, Será que há PDM por lá, e Quinta do Freixo?

" O Nepal é um país
asiático dos Himalaias, limitado a norte pela China e a leste, sul e oeste pela Índia. Capital: Catmandu

Lema: "A mãe e a terra-mãe valem mais que o Reino dos Céus" (tradução do Sânscrito)

Geografia


O Nepal pode ser dividido em três regiões geográficas distintas: o Terai ao sul, com altitudes entre 400 e 1000 metros, geográfica e culturalmente semelhante à Índia; a região dos Vales, com altitudes entre 1.000 e 2.000 metros, onde está Katmandu e Pokara; e a região do Himalaia, com altitudes superiores a 2.000 metros. Nesta região há 14 altas montanhas entre elas as oito maiores do mundo. Destaque para o Monte Everest com 8.848 metros, a mais alta montanha da Terra.

História

A 1 de Junho de 2001, o príncipe herdeiro Dipendra irrompeu numa fúria assassina pelo palácio real, em fúria pela recusa dos pais em aceitar a sua escolha de vida. Matou os seus pais, o rei Birendra e a rainha Aishwarya, e vários primos reais, antes de disparar contra si próprio. Mas a sua tentativa de suicídio falhou e, embora em estado de coma, foi proclamado rei (de acordo com a tradição nepalesa) na sua cama de hospital. Morreu horas depois. Em consequência, o seu tio (irmão de Birendra) Gyanendra foi proclamado rei a 4 de Junho. O Nepal está actualmente envolvido numa longa guerra civil, a Guerra do Povo Nepalês. Embora pairem dúvidas sobre a forma de sua ascensão ao trono, o rei Gyanendra concluiu em três duas uma investigação sobre a morte do rei anterior e sua família.

Clima

O Nepal segue o regime de monções tendo 3 meses, da metade de junho à metade de setembro, de chuvas. Para quem visita o Terai e a região dos Vales, a chuva não chega a atrapalhar. Já para quem vai fazer trekkings a época ideal é a primavera (março e abril ) e o outono (outubro e novembro), épocas em que a visibilidade das montanhas é ideal e a temperatura não muito fria. Durante o inverno é possível fazer trekking sendo que o único empecilho, contornável com bom equipamento, é o frio.


Vegetação

Localizado na região do Himalaia, o Nepal conta com uma das maiores diversidades de flora do planeta. A presença de grandes altitudes, o clima e o solo da região dentro de uma pequena extensão gerou esta diversidade. É estimada a existência de aproximadamente 7000 espécies de flores de plantas no Nepal e aproximadamente 5% delas não nascem em outras regiões do mundo. "

Sem comentários: