sexta-feira, dezembro 30, 2005

A velha história..

"Jovem dado como perdido durante 2 horas

Sexta-Feira, 30 de Dezembro de 2005

Nevoeiro causou susto na zona das pistas, na Torre


Um jovem de 16 anos foi ontem dado como desaparecido pelas 16h20 na Serra da Estrela, tendo sido encontrado cerca de duas horas mais tarde, disse ao Diário XXI fonte da GNR da Covilhã. Juntamente com a sua família, todos oriundos de Lisboa, o jovem desapareceu repentinamente quando todos se encontravam em brincadeiras na neve, junto às pistas da Torre. Havia muito nevoeiro, e bastou ao jovem afastar-se um pouco da família, "para se desencontrarem", referiu a mesma fonte da GNR.
O jovem, que desconhecia a Serra da Estrela e será terá pedido no meio do nevoeiro, veio a ser encontrado pelo grupo de montanha dos Bombeiros de Loriga.
O caso vem alertar mais uma vez para os cuidados a ter quando se circula na Serra da Estrela - sobretudo parra quem desconhece a montanha. As deslocações para fora dos locais de circulação devem ser muito preparadas e previamente comunicadas as autoridades. Com nevoeiro, são de todo desaconselháveis. Nestas condições, até nos sítios de maior circulação de pessoas se deve ter o cuidado de nunca perder de vista os pontos de referência do local.
Recorde-se que ainda esta semana, seis escuteiros passaram mais de 24 horas na Serra da Estrela, depois de se perderem de um trilho que seguiam, entre Manteigas e o Vale do Rossim. O nevoeiro foi um dos principais factores que contribuiu para a desorientação dos jovens, com idades entre os 14 e os 17 anos."

in Diario XXI

Não gostava que qualquer indivíduo, em toda a sua liberdade, seja ele qual for, fosse privado do prazer da neve, pois a Montanha não é só exclusivo de alguns, se é que me entendem, mas não estará definitivamente na altura de limitar o acesso ao Maciço Central...

Sem comentários: