sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Dia Mundial das Zonas Húmidas


Secretário de Estado apresenta hoje plano de gestão da lagoa de Albufeira
Ambiente assinala Dia Mundial das Zonas Húmidas
02.02.2006 - 11h36 Lusa


O secretário de Estado do Ambiente vai apresentar hoje, Dia Mundial das Zonas Húmidas, a proposta de plano de gestão da lagoa de Albufeira (Sesimbra), um dos 12 sítios portugueses da Lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional.

Lurdes Carvalho, vice-presidente do Instituto de Conservação da Natureza (ICN), disse à agência Lusa que se trata da primeira proposta de gestão que foi desde o início integralmente participada por todos os intervenientes. "No futuro, pretendemos dar continuidade a este tipo de trabalho noutros locais", afirmou a responsável do ICN.

Portugal tem actualmente 12 sítios incluídos na Lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional (Sítios Ramsar): estuários do Tejo e do Sado, ria Formosa (Algarve), pauis de Arzila, Madriz e Taipal (Coimbra), Boquilobo (Santarém), Tornada (Leiria) e lagoas de Albufeira e de Santo André e da Sancha (Litoral Alentejano), ria de Alvor e sapais de Castro Marim (Algarve).

Em 2005 foram propostos mais cinco Sítios Ramsar: planalto superior da serra da Estrela e parte superior do rio Zêzere, polje de Mira Minde e nascentes relacionadas (Coimbra), lagoas de Bertiandos e de São Pedro dos Arcos (Coimbra), estuário do Mondego e fajãs das lagoas da Caldeira de Santo Cristo e de Cubres (São Jorge, Açores).

A propósito do Dia Mundial, a Associação ambientalista Quercus critica a falta de planeamento e ameaças que diz atingirem as 12 zonas húmidas classificadas em Portugal, apelando a uma protecção mais eficaz daquelas áreas. A organização afirma, num comunicado, que as zonas húmidas, que totalizam mais de 66 mil hectares de território português, têm sido geridas de "forma displicente".

A Convenção sobre Zonas Húmidas, conhecida como Convenção de Ramsar, entrou em vigor em 1975 e conta actualmente com 1578 sítios a nível mundial. Portugal ratificou esta convenção em 1980, tendo como obrigações a designação de zonas húmidas para inclusão na lista, elaboração de planos de ordenamento e de gestão para estes locais e promoção da conservação e protecção destas zonas e das aves aquáticas.

O Ministério do Ambiente o ICN vão comemorar esta semana com iniciativas em vários Sítios Ramsar, incluindo percursos pedestres e para observação de aves, visitas guiadas e exposições (programa completo em www.icn.pt).

in Público

Sem comentários: