terça-feira, março 21, 2006

Dia Mundial da Árvore e da Floresta


...é preciso muito mais, O Vale da Adega precisa, as encostas da Montanha a Sul a Norte a Este e a Oeste todas precisam urgentemente de ganhar o coberto vegetal que caracterizava cada uma na sua especificidade...


Dia Mundial da Floresta assinalado hoje com pedagogia

O Dia Mundial da Floresta celebra-se hoje com a plantação e distribuição de árvores à população, entre outras iniciativas que envolvem escolas, municípios e juntas de freguesia, alertando para a necessidade de preservar este património natural.


Na Madeira, a Secretaria do Ambiente e Recursos Naturais promove até ao final do mês um conjunto de iniciativas que poderá contar com cerca de 3.000 participantes, incluindo alunos de vários graus de ensino, representantes das diferentes casas do povo, juntas de freguesia e câmaras municipais. Os ambientalistas da Quercus aproveitam a ocasião para defender o alargamento da protecção legal de espécies autóctones ao carvalho, dando-lhe o mesmo regime do sobreiro ou da azinheira. Em Castelo Branco, vai ser criada uma «árvore-mãe», para registar mensagens de crianças e jovens com ensinamentos relativos à preservação da natureza. Em Santa Iria da Azóia, Loures, realizam-se actividades no Parque Urbano com escolas do concelho e no Montijo, além da tradicional plantação de árvores nos estabelecimentos de ensino e no Vale Salgueiro, vão ser distribuídos pequenos carvalhos aos munícipes durante a semana. A Câmara de Alijó vai comemorar os 150 anos do plátano ex- libris da vila com 32 metros de altura com a plantação de 150 árvores desta espécie. A Serra da Estrela assinala a data com a plantação de 8.000 carvalhos numa zona destruída pelo fogo no ano passado. Na Marinha Grande, alunos de duas escolas secundárias vão limpar a berma da estrada que liga a cidade a São Pedro de Muel. Em Lisboa, a Associação Industrial Portuguesa vai distribuir 500 árvores - pinheiros, azinheiras e sobreiros - nos semáforos junto à estrada do Centro de Congressos. Na Serra da Lousã, realiza-se uma acção de reflorestação do Azevinho, com a plantação de mil árvores, por iniciativa da Lexmark e da Liga para a Protecção da Natureza.

Diário Digital / Lusa 21-03-2006 5:38:00

Sem comentários: