sexta-feira, março 03, 2006

"Estrada verde" entre Trinta e Videmonte arranca...


"Verde" ???

O troço entre Trinta e Videmonte, no concelho da Guarda, vai ser o primeiro a arrancar no âmbito da denominada estrada verde que fará a ligação entre a Guarda e o Maciço Central da Serra da Estrela. O projecto tem sofrido alguns contratempos mas é considerado essencial em termos turísticos para o desenvolvimento da região.
José Biscaia, Presidente da Câmara Municipal de Manteigas está preocupado com todo o processo que envolve esta obra e diz que “a estrada verde está complicada”. O autarca explica que “está complicada não, propriamente, por atravessar o chamado nível 3 e 4 da Serra e, inclusivamente, o nível 2 mas, porque terá de atravessar o nível 1 de protecção, que é a reserva bio genética e fará a ligação à Torre, nesse sentido acho que haverá extremas dificuldades”. Até ao nível da reserva bio genética, de acordo com a equipa que está a coordenar a discussão do ordenamento do Parque Natural até á zona alta de preservação, “não há qualquer inconveniente”. Segundo José Biscaia, “daí para a frente temos de encontrar soluções diferentes para chegar à Torre”. Convicto de que existem outras alternativas para chegar à zona da Torre, o autarca de Manteigas diz que “a estrada verde é indispensável”. Olhando para a capital de distrito como principal porta de acesso a Portugal para quem vem de Espanha, José Biscaia diz que “se não tivermos a estrada verde a Guarda fica altamente prejudicada e a Serra também”.
autarca reconhece que a grande entrada para a Serra, neste momento, se faz pela Covilhã. Exemplo disso é o facto de toda a toponímia estar toda dirigida através da Covilhã. Do lado de Manteigas, pela EN 338 que está em condições óptimas de circulação, a sinalização quase não existe. José Biscaia entende que “a estrada verde será um benefício para todos porque é exactamente uma porta de entrada para uma mostra grande, para uma imagem já firmada que é a imagem Serra da Estrela”. “Estarmos a espartilhar a Serra sem a Guarda é, perfeitamente, uma vicissitude que nós teremos de contrariar” adiantou o autarca.
Confrontado com esta posição, Joaquim Valente, Presidente da Câmara Municipal da Guarda, referiu que “a Câmara da Guarda, a Câmara de Manteigas, a Câmara de Gouveia, a Câmara de Seia e a Câmara de Celorico têm de fazer parte deste processo que é importante para todos nós”. Ao que o jornal A Guarda conseguiu apurar, o principal entrave para o arranque da estrada verde tem a ver com o atraso na conclusão do projecto. Perante esta situação, a estrada verde não terá financiamento no actual Quadro Comunitário.
Apesar do atraso, Joaquim Valente garantiu que, brevemente, a Câmara da Guarda vai avançar com um troço da estrada verde, na ligação entre Trinta e Videmonte. “Esse troço é o primeiro da estrada verde e qualquer obra, depois de se começar, tem de ser concluída” explicou o Presidente da Câmara da Guarda.
O restabelecimento do traçado e pavimentação do C.M. 1176 entre Trinta e Videmonte terá um custo de 1297106,05 euros, sendo o prazo de execução de 545 dias. A obra está a cargo da empresa Chupas e Morrão.

Por: Francisco Barbeira in Jornal A Guarda


Precisamos é de tornar a Montanha numa Planície talvez assim fosse mais fácil...

Sem comentários: