terça-feira, novembro 27, 2007

Lagoas do Planalto Superior da Serra da Estrela



"Há no mais alto desta serra duas lagoas de monstruosa grandeza, uma das quais tão funda, que se não pode sondar o lastro, e afirmam os moradores da terra que algumas vezes se vêm nelas tábuas de navios e outras coisas semelhantes. Sua água é doce, como da fonte, mas escura e triste e pouco saborosa ao gosto; não se cria em nenhuma destas lagoas género de peixe algum nem coisa viva” "


Bernardo de Brito, Geografia da Lusitânea, 1597


" A maior parte destas lagoas tem uma dimensão reduzida, não excedendo qualquer delas os 10ha, e situam-se, na quase totalidade, acima dos 1600m de altitude. Por outro lado, embora sejam na sua totalidade de origem natural, uma parte delas foi artificializada de forma a integrarem o complexo de produção de energia eléctrica da serra da Estrela (tabela 1). Este Plano refere-se ainda a seis outras lagoas não artificializadas e com áreas inferiores a 1,5ha, para as quais não foi possível encontrar um topónimo e que, por isso, não se incluem na tabela. Todas elas se situam a cotas superiores a 1500m."


Lagoas do Planalto Superior da Serra da Estrela
texto L.T. Costa, J.P. Fidalgo, R. Neves & R. Rufino


Site Map: Wetland Types in Estrela Mountain upper Plateau and upper Zêzere River(PDF)

....e no ponto 3 sobre a Definição das orientações de gestão na área temos então:



" 3) Manter o isolamento das lagoas

A maior parte das lagoas está hoje relativamente isolada, tendo acesso apenas por caminhos de pé posto. Procura-se assim compatibilizar esta exiguidade de acessos com uma visitação lúdica, estabelecendo regras claras que condicionem o seu uso a limites aceitáveis para os valores em presença. Possíveis resultados que podem contribuir para este objectivo: construção de centro de visitação numa das lagoas de modo a afastar os visitantes das restantes; ordenamento da visitação; construção de barreiras à visitação de certas lagoas, produção de roteiros para
visitantes com informação sobre as lagoas visitáveis. "

http://www.icn.pt/medwet/Serra%20da%20Estrela.pdf

Sem comentários: