sexta-feira, dezembro 14, 2007

Serra da Estrela diz que haverá dez regiões e não cinco ?


Polémica Regiões de Turismo convocam assembleia

Serra da Estrela diz que haverá dez regiões e não cinco.

A Associação Nacional das Regiões de Turismo (ANRET) convocou uma assembleia geral, a realizar amanhã, para analisar a aprovação do Governo da redução das actuais 19 para cinco regiões.

A assembleia deverá juntar os 19 presidentes das regiões de turismo com o objectivo de analisar as consequências da aprovação do decreto-lei com as alterações à legislação quadro daquelas entidades.

As cinco regiões previstas são Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve, havendo ainda uma aposta prioritárias noutras cinco zonas do país com potencial turístico - Alqueva, Litoral Alentejano, Região Oeste, Douro e Serra da Estrela.

Uma das inovações avançadas pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, é que as futuras cinco regiões vão poder recorrer ao auto-financiamento "através de acordos com a iniciativa privada", além das verbas do Orçamento de Estado.

A última proposta da ANRET defendia a existência de sete regiões de turismo, as cinco apontadas pelo Governo, a que se juntariam mais duas, as áreas da Grande Lisboa e do Grande Porto.

Dez e não cinco

O presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) disse à Agência Lusa que vão passar a existir dez regiões de turismo e não cinco, como anunciado pela tutela.

"Reajo com surpresa ao anúncio que foi feito", disse Jorge Patrão. "As informações de que disponho é que o Conselho de Ministros aprovou dez áreas regionais, totalmente independentes umas das outras e cada uma com a sua entidade gestora", sublinha.

"Agora haverá cinco regiões cujo desenho corresponde às regiões NUT II e cinco que correspondem aos pólos estratégicos definidos em 2006 no Plano Estratégico Nacional para o Turismo (PENT)", que são Douro, Serra da Estrela, Oeste, Alqueva e Litoral Alentejano.

"No caso da Serra da Estrela, ganhamos mais competências e financiamento. Passamos a ter capacidade de contratação directa com o Governo e mais território", realça.


Jornal de Notícias


Oliveira do Hospital sai da Região de Turismo da Serra da Estrela e entram quatro concelhos: Mêda, Sabugal, Figueira de Castelo Rodrigo e Fundão.

Serra da Estrela ??? Região ????

Sem comentários: