quarta-feira, março 12, 2008

Câmara de Seia elabora Plano de Pormenor para a Senhora do Espinheiro


Local deverá ser transformado num aldeamento de montanha.

A zona da Senhora do Espinheiro, na Aldeia da Serra, vai ser objecto de um Plano de Pormenor. A proposta, apresentada por Eduardo Brito na última reunião do executivo municipal, foi aprovada por unanimidade e tem em vista transformar o local num aldeamento de montanha.
O autarca recordou que no âmbito da revisão do Plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra da Estrela (POPNSE), «cuja conclusão está para breve», sempre foi uma posição da Câmara, «e há consenso sobre isso», que a Senhora do Espinheiro «deve assumir um papel promotor de desenvolvimento». «Se quisermos, a Senhora do Espinheiro é uma espécie de Penhas da Saúde do lado de cá, só que com uma vantagem: pode ser feita bem feita, pode ser feito tudo devidamente organizado», referiu o Presidente da Câmara.

Considerando que a zona «tem uma forte aptidão para o turismo», estando localizada entre a Cidade de Seia e a Torre, ponto mais alto de Portugal Continental, a autarquia defende a sua dinamização turística, porque «tem todas as condições para se assumir como um pólo de desenvolvimento turístico na área do urbanismo e da animação».

A importância deste projecto começou a ser defendida pela autarquia senense em Setembro de 2002, numa altura em que decorria a revisão do POPNSE e a Câmara se preparava para adjudicar o estudo da revisão do Plano Director Municipal (PDM), aguardando ambos os projectos a sua conclusão. Desde essa altura, o Município de Seia tem vindo a defender a importância da dinamização turística da Senhora do Espinheiro, e considerando a proposta da autarquia, «o Parque Natural da Serra da Estrela incluirá no seu Plano de Ordenamento, cuja conclusão está para breve, a definição da Senhora do Espinheiro como área com aptidão para o turismo a definir em Plano de Pormenor», refere a proposta aprovada pelo executivo municipal.
Neste sentido, a autarquia deu início ao processo de elaboração do Plano de Pormenor, abrindo concurso para contratação de equipa técnica externa, convidando seis gabinetes para a apresentação de propostas.

O plano, a elaborar no prazo de um ano, «tem em vista estudar e propor a implementação de um modelo territorial de desenvolvimento turístico, que procure enquadrar os estabelecimentos e instalações existentes, com a criação de novas funções turísticas, designadamente, alojamento, restauração e outras infra-estruturas que promovam a qualidade da oferta aos visitantes da Serra da Estrela», devendo também «ter em consideração o enquadramento ambiental específico daquela área».

De acordo com Eduardo Brito, a área «não está ainda bem definida», devendo ser o próprio Plano de Pormenor que irá definir a área de intervenção, permitindo depois à autarquia «negociar» com o POPNSE.

Porta da Estrela

Sem comentários: