terça-feira, março 04, 2008

Médico da Vila do Carvalho distinguido...

Prémio Bluepharma para médico da Covilhã
Rui Cabral é natural da Aldeia do Carvalho


O Prémio Bluepharma / Universidade de Coimbra 2007 foi atribuído ao médico ortopedista Rui Cabral, pela tese de doutoramento sobre “Avaliação Biomorfológica dos Descolamentos Assépticos de Próteses da Anca” defendida em Dezembro de 2005, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Rui Manuel Vicente Cabral nasceu em Aldeia do Carvalho, Covilhã, em 1959, e tem desenvolvido toda a actividade clínica e lectiva em Coimbra.

O prémio foi entregue sábado, 1 de Março, na sessão solene do Dia da Universidade de Coimbra, com a presença do Reitor Fernando Seabra Santos, e do Presidente do Conselho de Administração da Bluepharma, Indústria Farmacêutica SA, Paulo Barradas. Esta investigação incidiu sobre 168 doentes que o médico operou no seu serviço, os quais tinham dores e uma grande incapacidade devido a terem próteses da anca descoladas, tendo sido estudados os factores biológicos e as reacções celulares às partículas de desgaste libertadas pelos diferentes componentes e que são responsáveis pelo processo de falência das próteses.

Rui Cabral sublinha que as próteses da anca têm permitido o alívio da dor e uma melhoria significativa da qualidade de vida a milhões de doentes, em todo o mundo, sendo consideradas como um dos grandes avanços da ciência médica moderna.

No entanto, as próteses da anca não estão isentas de riscos, sendo o descolamento e a perda óssea à volta dos componentes protésicos os tipos de complicações mais frequentes, afectando directamente a sobrevida das próteses e a necessidade de nova intervenção cirúrgica.

O galardoado é Chefe do Serviço de Ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra e doutorado em Medicina, na especialidade de Cirurgia / Ortopedia, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

O júri foi presidido pelo cirurgião cardiotorácico e Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Manuel Antunes, tal como tem acontecido desde a primeira edição, em 2003.

Para além da publicação da tese vencedora em edição exclusiva e da distribuição gratuita a profissionais e entidades de saúde, públicas e privadas, universidades e bibliotecas, o premiado recebe um prémio monetário no valor de 10 mil euros.

O Prémio Bluepharma / Universidade de Coimbra conta com o patrocínio do Banco Espírito Santo, que apoia, por iniciativa própria, este prémio, tendo em conta o prestígio alcançado pelo mesmo.

Sobre o Prémio Bluepharma/Universidade de Coimbra

Este prémio é o resultado de um protocolo estabelecido entre a Bluepharma Indústria Farmacêutica S.A. e a Universidade de Coimbra, conferindo anualmente um prémio de mérito a um trabalho de doutoramento apresentado em universidades portuguesas. Os trabalhos a concurso devem incidir em investigação fundamental ou aplicada na área das ciências da saúde, contribuindo, de uma forma directa ou indirecta, para o esclarecimento de processos ou mecanismos de patologias várias e para a melhoria da qualidade de vida da população.

http://www.kaminhos.com

Sem comentários: