quarta-feira, outubro 17, 2007

Patrimonio Natural - Tierras Fronterizas



Centro Temático do Lobo Ibérico "Tierra de Lobos"


Em terras de Robledo de Sanabria, aldeia rodeada de amplos espaços florestais, onde se localiza a maior densidade de lobos da Europa Ocidental, e muito mais próxima do Parque Natural de Montesinho (onde o lobo está legalmente protegido), ficará instalado o Centro Temático do Lobo Ibérico "Tierra de Lobos".

Trata-se de um parque vedado com aproximadamente 15 hectares a instalar em terrenos que são propriedade da Câmara Municipal de Puebla de Sanabria, destinado à observação, estudo e protecção desta espécie em vias de extinção. No interior dos seus limites, ficarão distribuídos espaços diversos onde serão alojadas várias famílias de lobos, em condições de semi-liberdade. A sua observação e estudo serão feitos a partir de pontos de observação ou a partir de percursos protegidos dentro dos espaços vedados. Num edifício de apoio instalar-se-ão a recepção, informação, logística e administração do parque. Todo um conjunto de infra-estruturas e equipamentos (área de estacionamento, instalações sanitárias, bancos, etc.) completarão as condições de conforto e funcionalidade.

Um especial cuidado traduzido numa rigorosa e exaustiva análise do impacto e riscos inerentes como das vantagens e contrapartidas previsíveis, presidiu o estudo de localização e das formas de utilização e aproveitamento desta estrutura.

O espaço de intervenção do Projecto é o do Parque Natural de Montesinho, com uma área aproximada de 75. 000 ha, nos concelhos de Vinhais e de Bragança em Portugal, e o do Espaço Natural da Serra da Culebra e do Parque Natural do Lago de Sanabria com cerca de 66.000 ha e 22.500 ha, respectivamente.

Este espaço corresponde, em boa parte, ao sistema montanhoso que se estende pelos dois lados da fronteira, das serras de Coroa, Teixeira e Segundera (a poente), pelas serras de Montesinho e Atalaya e vale de Sanabria (ao centro), até aos contornos suaves e de reduzida altitude da serra da Culebra, diluindo-se para leste no vale do Esla, já na imensa planície da Meseta castelhana, que as vizinhas Terras do Tera, de Tábara, de Aliste e de Alba começam a anunciar.

Este sistema de serras encontra-se sulcado de oeste para leste pelo vale do rio Tera, coroado pelo lago glacial de Sanabria. A imensa bacia hidrográfica da barragem de Ricobayo, no rio Esla, e as duas de Cernadilla, Valparaíso e Nuestra Señora del Agavanzal, no Tera, transformaram os vales destes rios numa gigantesca reserva hídrica, enquadrada num meio por vezes escarpado e por vezes mais plano e menos agreste, mas sempre com uma elevada qualidade estética e ambiental. A Sul encontram-se os vales encaixados das nascentes dos rios Tuela e Sabor que marcam a transição para as terras já de menor altitude da parte portuguesa num majestoso cenário de cores e formas com a Serra da Nogueira no meio, a impor a continuidade da montanha nos limites das duas bacias.

PROJECTO PORTUGAL-ESPANHA COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA. INTERREG III A. FUNDO EUROPEU DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Sem comentários: