Situação Populacional do Lobo em Portugal: resultados do Censo Nacional 2002/2003
Pimenta, V.; Barroso, I.; Álvares, F.; Correia, J.; Ferrão da Costa, G.; Moreira, L.; Nascimento, J.; Petrucci-Fonseca, F.; Roque, S. & Santos, E. (2005). Instituto da Conservação da Natureza/ Grupo Lobo. Lisboa, 158 pp + Anexos.
Este trabalho, fruto de uma parceria entre o ICN e o Grupo Lobo, apresenta a situação do lobo em Portugal, divulgando, entre outros aspectos, a área de distribuição desta espécie protegida, a localização e historial de todas as alcateias conhecidas, a estimativa do número de lobos actualmente existente, bem como a tendência populacional verificada nos últimos anos. Constitui uma ferramenta essencial de suporte à gestão e conservação do lobo e do meio onde esta espécie se insere.
Está à venda por 15 € na Loja da Natureza do ICN e no Grupo Lobo.
Excelente mas para quando um novo levantamento ???
" Tendo em conta que tal, como já referido, a monitorização dos limites de distribuição da espécie constitui a melhor forma de monitorizar a tendência de uma população, dever-se-á investir também na monitorização das zonas limítrofes à área de distribuição da espécie, nomeadamente aquelas que apresentam características favoráveis à sua presença, como sejam por exemplo a Serra do Caramulo e a Serra da Estrela."
in Situação Populacional do Lobo em Portugal: resultados do Censo Nacional 2002/2003
Qual será neste momento a situação das Prováveis Alcateias do Pisco(Aguiar da Beira, Trancoso e Celorico da Beira), de Jarmelo (Guarda), e do Sabugal (Sabugal) ???
Pertinente a verificação, pois é toda uma área que circunda parcialmente o Parque Natural da Serra Estrela a Norte e a Este.
Sem comentários:
Enviar um comentário